Escrita e Cinema II
Objetivos
O objetivo deste seminário é desenvolver competência crítica para compreensão do texto com impacto dramático e visual, traçando a sua genealogia até à tragédia grega clássica, para reconhecer a matriz trágica aristotélica nos enredos atuais.
Tendo por base as tragédias clássicas, iremos analisar o enquadramento trágico no cinema do século XX, do film noir, passando por Scorsese e até à atualidade. No final os alunos deverão reconhecer as construções que permitem solicitação das emoções trágicas: fobos e eleos, e ainda visitar o temperamento heroico clássico em diversas personagens, de Édipo a Travis Bickle, Hamlet, Walter Neff ou Norma Desmond.
Será também discutida a relação entre a tragédia e a sociedade democrática, na representação das tensões entre o eu e o outro, ou entre o individualismo e a comunidade. Será também abordada a polémica entre Platão e Aristóteles sobre a relação inversa entre quantidade e qualidade e sobre o que define alta e baixa cultura.
Caracterização geral
Código
7220911677
Créditos
10.0
Professor responsável
Abel José Barros Baptista
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Filmography:
- Edipo Re, Pier Paolo Pasolini, 1968.
- Night and the City, Jules Dassin, 1950.
- The Bad and the Beautiful, Vincent Minelli, 1952.
- Taxi Driver, Martin Scorsese, 1974.
- Johnny Guitar, Elia Kazan, 1950.
- A Place in the Sun, George Stevens, 1951.
- Sunset Boulevard, Billy Wilder, 1950.
- Gun Crazy, Joseph H. Lewis, 1950.
- Ace in the Hole, Billy Wilder, 1951.
- Double Indemnity, Billy Wilder, 1944.
- Panic in the Streets, Nicholas Ray, 1950.
- The Square, Ruben Östlund, 2017.
References:
- ARISTÓTELES, Poética, FCG, Lisboa, 2004.
- BELFIORE, Elizabeth S., Murder Among Friends, Oxford University Press, 2000.
- CONARD, Mark, The Philosophy of Film Noir, University Press of Kentucky, 2007.
- EUBEN, Peter (ed.), Greek Tragedy and Political Theory, University of California Press, 1986.
- KNOX, Bernard M. W., The Heroic Temper, Studies in Sophoclean Tragedy, University of California Press, 1964.
- McKEE, Robert, Story, Harper Collins, NY, 1997.
Método de ensino
Os quatro temas propostos fazem parte do trabalho de investigação e especialização académica da professora. Durante cada aula, os estudantes serão expostos a um enquadramento teórico específico e à respetiva discussão do filme proposto para aquela aula. Serão fornecidos, logo desde o início das aulas, elementos que facilitem a pesquisa pessoal (palavras-chave, referências bibliográficas, etc.), encorajando os estudantes a partilhar ou questionar os resultados das suas pesquisas na aula. No espaço da aula serão visualizados excertos da filmografia obrigatória, sendo que a sua visualização completa será uma tarefa extra-aula, salvo raras exceções.
No final do seminário, organizado em cerca de três aulas por tema (mais uma aula para visualização e discussão de um filme escolhido pelos alunos), os alunos deverão apresentar um trabalho escrito (de 8 a 16 páginas) sobre um ou mais temas, aplicado a um filme ou peça escolhido pelo aluno, dentro de 15 dias depois do fim do semestre.
Método de avaliação
Método de Avaliação - Ensaio escrito(100%)
Conteúdo
Mimesis: Desenvolvimento da tragédia (da narrativa ao diálogo, do teatro ao cinema). Otimização das condições para promover catarse. O apelo de Aristóteles para libertar o texto do seu valor referencial. Ironia e prazer providenciados pela violência e perigo.
Myhtos: Identificação da hamartia, peripeteia, e anagnorisis, para além do set-up, pay-off, twist e stock-action. O potencial trágico em histórias de finitude, mudança e perda. Paranoia e claustrofobia no mundo trágico.
Ethos: Um monstro lutando contra o tempo e o espaço. Culpabilidade auto-cêntrica e desligamento do mundo visto como miasma; o herói como cadáver perseguindo a felicidade ou fugindo da adversidade. O comportamento trágico: compulsão repetitiva, rigidez, excesso e solidão. O auto-reconhecimento como fim da história.
Política: Algumas lições democráticas: agradar um deus é prejudicar outro; agon entre meios e fins; o governador governado; tensão entre justiça e lealdade. Promoção da Matros Nomos ou da «American Way».