Doutoramento em Educação

Objetivos educativos

O Ciclo de Estudos tem por principal objectivo desenvolver as capacidades para uma prática de investigação autónoma, conducente a uma tese de doutoramento que apresente resultados originais e inovadores, que contribuam para o avanço do conhecimento.

Caracterização geral

Código DGES

5127

Ciclo

Doutoramento (3.º Ciclo)

Grau

Doutor

Acesso a outros cursos

O grau de "doutor" é uma qualificação final.

Coordenador

Carlos Francisco Mafra Ceia

Data de abertura

2021-09-20

Número de vagas

20

Propinas

2750 Euros/ano

Horários

Presencial Pós-Laboral

Idioma de ensino

Língua Portuguesa

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 3 anos / 6 semestres. O estudante deverá completar com sucesso 180 créditos.
O Curso de Doutoramento (60 ECTS), está centrado na aquisição de competências e saberes em quatro áreas:
a) A reflexão sobre os fenómenos educativos e as questões que lhes estão subjacentes;
b) A formação em metodologias de investigação em educação, que visa dar ferramentas conceptuais e operacionais para o estudo dos fenómenos educacionais;
c) A formação em duas temáticas, uma em cada semestre do 1.º ano, das especialidades do curso em oferta;
d) A escrita de uma monografia, orientada por um professor, e que pode revestir diversos formatos, de acordo com o regulamento.
Após o Curso de Doutoramento, o doutorando desenvolve um trabalho de investigação original (120 ECTS), no âmbito de uma das especialidades e enquadrado numa das linhas ou projetos de investigação de um dos centros de investigação envolvidos no presente programa de doutoramento.

Condições de acesso

Para ingressar no ciclo de estudos de doutoramento,o candidato deve satisfazer as condições estabelecidas na legislação nacional e nos normativos da UNL/ISPA,respeitando pelo menos 1 das seguintes condições: -Possuir o grau de mestre,ou equivalente legal,sobretudo professores e educadores de todos os graus de ensino,técnicos de educação e formação, trabalhadores e educadores sociais e das áreas da saúde; -Possuir o grau de licenciado e ser detentor de um currículo académico ou científico especialmente relevante, reconhecido pelo Conselho Científico (CC) das instituições associadas; -Ser detentor de um currículo académico, científico ou profissional, reconhecido pelo CC das instituições associadas. Os candidatos são selecionados tendo em conta o currículo académico e científico;currículo profissional; entrevista; e 1 texto com máx. de 5 págs descrevendo o interesse científico, pessoal e/ou profissional.

Regras de avaliação

O ciclo de estudos conducente ao grau de doutor integra a realização de um curso de doutoramento constituído por unidades curriculares dirigidas à formação para a investigação; a realização de uma tese original e especialmente elaborada para este fim, adequada à natureza do ramo de conhecimento ou da especialidade e que contribua para o alargamento das fronteiras do conhecimento. As unidades curriculares de tipo seminário são classificadas na escala numérica de 0-20. A classificação final do curso de doutoramento é expressa pelas fórmulas Aprovado ou Não Aprovado. Nos casos de aprovação, a classificação final do curso de doutoramento é expressa no intervalo 10-20 na escala numérica de 0-20, fazendo a média aritmética das classificações, na qual as unidades curriculares com 10 ECTS. A classificação final da tese é expressa pelas fórmulas de Aprovado ou Recusado por votação nominal justificada não sendo permitidas abstenções.