Teorias e Conceitos de Ecologia Humana
Objetivos
No final do semestre pretende-se que os alunos adquiram as seguintes competências
a) Compreender a natureza interdisciplinar da ecologia humana e os conceitos e perspetivas comuns de seus diferentes ramos (através do desenvolvimento histórico da ecologia humana)
b) Usar os conhecimentos e métodos interdisciplinares para estudar natureza e sociedade na ecologia humana
c) Analisar os múltiplos fatores ecológicos e socioculturais que influenciam a interação humana com a natureza na sociedade moderna e o uso humano de recursos naturais
d) ser capaz de argumentar individual e criticamente sobre os problemas ambientais e soluções potenciais através da pesquisa em ecologia humana
Caracterização geral
Código
73220100
Créditos
10.0
Professor responsável
Sónia Alexandra de Barros Rito Nunes Nobre
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
Campbell B (1995). Human Ecology. The story of our place in nature from prehistory to the present. N.Y: Aldine de Gruyer
Dyball, R & Newell, B (2015). Understanding Human Ecology: A systems approach to sustainability. Taylor & Fra Gr.
Grafmeyer Y & Joseph I (eds.) (1980). L’école de Chicago. Naissance de l’écologie urbaine. Paris: Aubier
Hawley, A(1986) Human Ecology. A Theoretical Essay. Chicago: Univ Chicago Pre
Park, R (1934) Human Ecology. The Am. Jour Soc., XLII(1)1-15
Pires, I., Craveiro, J (2010) Human Ecology: Past, Present and Future, in Studies in Human Ecology. Hanoi: House Sci. Tec, 2644
Rambo T. (1983). Conceptual Approaches in Human Ecology. Policy Institute, Res. Rep 143
Siniarska A, Dickinson F (1996). Annotated bibliography in human ecology. Delhi: Kam. Enter.
Steiner, D & Nauser, M (ed) (1993). Human Ecology: Fragments of Anti Fragmentary Views of the World. London: Routl.
Young, G (1974) Human ecology as an interdisciplinary concept: A critical inquiry. Ecol. Res
Método de ensino
As aulas serão teóricas e práticas consoante os vários pontos do programa e em consonância com os objetivos de aprendizagem definidos.
Método de avaliação
Métodos de Avaliação - apresentação e a participação nas discussões em aula(25%), trabalho final - O ensaio deve ter até um máximo de 5.500 palavra (excluindo referências bibliográficas). O ensaio terá por objetivo fazerem uma revisão de literatura de um dos temas discutidos nas aulas. Os alunos devem fazer alguma pesquisa bibliográfica e mobilizar forma crítica essa informação(75%)
Conteúdo
I. O que é ecologia humana: origens e desenvolvimento da ecologia humana
1. Ecologia e Ecologia Humana
2. As origens da ecologia humana: da escola de Chicago até o presente
3. Ecologia humana no mundo: Europa, EUA, América do Sul, Austrália e Ásia 4. A natureza interdisciplinar da ecologia humana: conhecimento inter, pluri- e transdisciplinar
5. Ecologia Humana Aplicada
II Ecologia Humana e Outras Ciências Sociais
1. Sociologia Ambiental
2. Geografia social e cultural
3. Outras ciências sociais (antropologia, bio-história e história ambiental ...)
III Teorias e marcos conceptuais
1. Teoria da modernização ecológica
2. Teoria da sociedade de risco e modernização reflexiva
3. Metabolismo social e colonização da natureza
4. Ecologia profunda
5. Ética ambiental
6. Teoria ecológica do desenvolvimento humano
7. Biofilia