Problemáticas em Ecologia Humana

Objetivos

Pretende-se que os alunos adquiram capacidade de reflexão crítica e autónoma dos problemas que a sociedade contemporânea enfrenta bem como sensibilidade à diversidade de “leituras”.
Visa-se preparar o discente para atuar em contextos complexos numa perspetiva de problem solving apoiada fortemente por uma reflexão critica privilegiando hands on atitude.
Pretende-se avaliar se o aluno mostra capacidade para aplicar a base conceptual ao “mundo real”.

Pretende-se que os alunos adquiram competências para:
a) mobilizar os conhecimentos adquiridos para propor soluções para problemas sociais contemporâneos;
b) valorizar uma perspetiva interdisciplinar na compreensão desses problemas;
c) o desenvolvimento de estudos em ecologia humana aplicada envolvendo a exploração de metodologias diversas aplicadas a um caso de estudo em contexto simulado/real com recurso a dados sociais e condições ambientais;
d) prosseguir o desenvolvimento do seu projeto de investigação científica.

Caracterização geral

Código

73220101

Créditos

10.0

Professor responsável

Sónia Alexandra de Barros Rito Nunes Nobre

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N.A.

Bibliografia

Bates, D; Tucker, J. (Ed) (2010). Human Ecology, Contemporary Research and Practice. Springer.
Benton TG and Bailey R, 2019. The paradox of productivity: how agricultural productivity promotes food system inefficiency. Global Sustainability, 2, e6.
Borden, R. (2014). Ecology and Experience. California: North Atlantic Books.
Cook, E; Lara, J. (Ed.) (2012) Remaking Metropolis: Global Challenges of the Urban Landscape. USA: Routledge.
Kirschke, S.; Newig, J. (2017). Addressing complexity in environmental management and governance. Sustainability, 9, 983.
Lawson, H; Caringi, J; Pyles, L; Jurkowski, J; Bozlak, C. (2015) Participatory Action Research, Oxford University Press.
Robinson S; Toulmin C; Whiteley R (2010). The future of the global food system. Phil. Trans. R. Soc. B. 365: 2769-2777
Springmann M, et al (2018). Options for keeping the food system within environmental limits. Nature, 562, 519–525

Método de ensino

Na primeira parte da cadeira as aulas serão teórico-práticas com a exposição e discussão dos temas propostos nas quais os alunos são estimulados a participar ativamente. Serão privilegiadas abordagens a diferentes escalas espaciais (local, regional, nacional, global) e temporais.
Na segunda parte o discente será estimulado a procurar compreender o mundo e tentar mudá-lo, recorrendo à análise/interpretação de um caso de estudo real usando metodologias PAR, nomeadamente inquérito coletivo e experimentação no terreno fortemente apoiado em experiência e história social para extrair lições aprendidas. As aulas serão transformadas em espaços coletivos de debate de ideias e propostas promovendo reflexão crítica construtiva.

Método de avaliação

Métodos de Avaliação - Apresentação oral e debate em aula prática sobre as principais conclusões e metodologia utilizada(20%), Elaboração de um trabalho prático expondo a problemática, as metodologias usadas e as lições aprendidas(80%)

Conteúdo

Esta uc organiza-se em duas partes. Na primeira, serão convidados docentes e investigadores em função das suas áreas de investigação, para exposição de diferentes tipos de problemas aos quais, pela sua complexidade e necessidade de abordagem integrada, a Ecologia Humana pode dar resposta:
as “crises” (ambientais, sociais, culturais) e as possíveis vias para a respetiva superação; a ecologia urbana e os problemas relacionados com as grandes metrópoles; a produção e o consumo sustentáveis; os riscos e a desertificação.
A segunda parte (hands on seminar) introduz um método para investigadores orientados para codesenvolver soluções com as pessoas e para as pessoas. Neste ano académico será escolhido como tema de análise o sistema alimentar. Serão trabalhados os conceitos de sistema e de sistema alimentar, identificação dos satekeholders, modelos de governança, identificação dos principais problemas e dos desafios que enfrenta no futuro próximo para depois se discutirem possíveis soluções.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: