História da Música

Objetivos

Nesta disciplina pretende-se reflectir sobre as mudanças causadas pelo desenvolvimento da tecnologia no contexto da composição musical. Será dada importância aos mais importantes momentos, autores, inventores e teóricos que tiveram papel relevante no contexto da tecnologia da área do som/música a partir do séc. XX

Objectivos:
– Perceber o papel específico das tecnologias de registo, síntese, edição e difusão de som no contexto da criação musical e sua evolução histórica;
– Conhecer os momentos históricos mais relevantes da tecnologia musical;
– Integrar a evolução da tecnologia no musical no contexto musicológico da época.

 

Caracterização geral

Código

722021017

Créditos

10.0

Professor responsável

Rui Pedro Rodrigues Pereira Jorge

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

*BORNOFF, Jack (1972). Music and the Twentieth Century Media, Florence: International Music Council.
*CHANDLER, Alfred D. (2005). Inventing the Electronic Century: The Epic Story of Consumer Electronics and Computer Industries. Cambridge: Harvard University Press.
*COOK, Nicholas (1998). Analysing Musical Multimedia, Oxford: Oxford University Press.
*GITELMAN, Lisa (1999). Scripts, Grooves, and Writing Machines: Representing Technology
in the Edison Era. Stanford: Stanford University Press.
*GOTTLIEB, Gary (2007). Shaping Sound in the Studio and Beyond: Audio Aesthetics and Technology, Boston: Delmar.
*HUGILL, Andrew (2008). The Digital Musician, New York: Routledge.
*MIDDLETON, Richard (2006). Voicing the Popular On the Subjects of Popular Music, New York: Routledge.
*MILNER, Greg (2009). Perfecting Sound Forever: The Story of Recorded Music. London: Granta.
*MOORE, Adrian (2016). Sonic Art, An Introduction to Electroacoustic Music Composition, New York: Routledge.
*MORTON Jr., David L. (2004). Sound Recording: The Life Story of a Technology. Baltimore: The John Hopkins University Press.
*RABINOVITZ, Lauren & GEIL, Abraham [Ed.] (2004). Memory Bytes: History, Technology and Digital Culture. Durham: Duke University Press.
*ROADS, Curtis (2015). Composing Electronic Music: A New Aesthetic, Oxford: Oxford University Press.
*SCHAEFFER, Pierre (1966). Traité des Objects Musicaux. Paris: Éditions du Seuil.

Método de ensino

Aulas de exposição de conteúdos e respectivo envolvimento histórico, acompanhadas de análise de casos concretos.  Audição comentada e debate sobre temas específicos do programa. Investigação e análise de textos e peças musicais por parte dos alunos.

Método de avaliação

Métodos de Avaliação - Frequência escrita – Teste escrito individual sobre os temas de cariz mais técnico desenvolvidos ao longo das aulas.(50%), Projecto de Investigação – Investigação sobre um tema do programa, ou qualquer outro que se enquadre no contexto da História da Música a partir do séc. XX. O tema terá que ser aprovado pelo professor. O ensaio deverá conter entre 6000 a 8000 caracteres (com espaços).(50%)

Conteúdo

1 – Contexto artístico na passagem do séc. XIX para o XX;
2 – Tecnologias de produção, fixação e difusão do som;
3 – Tecnologias do som na primeira metade do séc. XX; cinema, rádio, TV (advento);
4 – A música no início do séc. XX;
5 – Multiplicidade de suportes de áudio: indústria musical;
6 – Música pós 1950: música concreta, electrónica e electroacústica;
7 – Era digital: computação e criação musical;
8 – Inovação tecnológica, performance e difusão;
9 – Desenvolvimento das músicas populares: contextos sociais, económicos e culturais;
10 – Tecnologia e experimentação na música popular;
11 – Música popular / erudita: cruzamento de práticas.