Seminário Artístico 1

Objetivos

a) Adquirir uma base sólida e alargada de conhecimentos sobre a fenomenologia sonora sob o ponto de vista da sua produção física e da sua cognição.
b) Adquirir conhecimentos especializados no âmbito da acústica musical moderna assim como dos instrumentos produtores de som dependentes das tecnologias electrificadas.
c) Adquirir conhecimentos sobre os fundamentos teóricos e práticos da síntese sonora.
d) Estudar a associação entre sonoridades específicas e a técnica que as produziu.
e) Desenvolver capacidades técnicas para a aplicação dos conceitos estudados a diversos ambientes de programação.

Caracterização geral

Código

722021028

Créditos

10.0

Professor responsável

Isabel Maria Antunes Pires

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

GUILLAUME, P. (2005) Acoustique et musique: de l'instrument à l'ordinateur. Paris. Hermès Science, Lavoisier.
HENRIQUE, L. (2002) Acústica Musical. Lisboa. F.C. Gulbenkian.
MARSHALL, L. (2006) Architectural Acoustics. Amsterdam. Elsevier.
ROSSING, T.D. (1990) The Science of Sound, Boston. Addison-Wesley.
HELLER, E.J. (2012). Why you hear what you hear: an experiential approach to sound, music and psychoacoustics. Princeton, NJ: Princeton U. Press.
DEAN, Roger T. (2009) The Oxford Handbook Of Computer Music, NY, Oxford University Press
BOULANGER, R. C. (2000) Csound Book. Cambridge. MIT Press.
BREGMAN, A. S. (1990) Auditory Scene Analysis, Cambridge. MIT Press.
DODGE, C. JERSE, T. A. (1985) Computer music, synthesis, Composition, and Performance. NY . Schirmer Books.
MANNING, P. (2004) Electronic and computer music. NY. Oxford U. Press.
McADAMS, S., BIGAND, E. (1994) Penser les sons, psychologie cognitive de l’audition, Paris. PUF.
ROADS, C. (1996) The Computer Music Tutorial. Cambridge

Método de ensino

Aulas teóricas e práticas. Apresentação expositiva de conteúdos (50%). Audição de obras, discussão de exemplos sonoros e análise prática em laboratório (15%). Prática de programação (35%).

Método de avaliação

Método de avaliação - Módulo 1: Avaliação contínua e um exame final escrito.(50%), Módulo 2: Avaliação contínua e produção de um ou mais exercícios práticos curtos e um projecto final de programação com carácter artístico e criativo. (25%), Um exame final escrito (25%). Os projectos finais são susceptíveis de apresentação pública.(25%)

Conteúdo

Módulo 1: Acústica e Física do som.
Docente: Vincent Debut
1. Estudo da fenomenologia sonora sob o seu ponto de vista físico.
2. Estudo dos fenómenos de produção e propagação do som, das representações dos sinais sonoros, da acústica das salas e do funcionamento do aparelho auditivo.
3. Estudo de aspectos relevantes da acústica musical e instrumental.
4. Psicoacústica.

Módulo 2: Técnicas de síntese e estudo de sonoridades. Formas sonoras.
Docente: Isabel Pires
5. Desenvolver conhecimento teórico e capacidade de aplicação prática das principais técnicas de síntese digital de sinal sonoro.
6. Adquirir capacidade de construção de instrumentos virtuais.
7. Adquirir conhecimentos teóricos e práticos relativos às “formas” sonoras.
8. Estudar a percepção de sonoridades de síntese e sua associação às técnicas que as produziram e estéticas que as integram.
9. Prática de programação em CSound.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: