Seminário Artístico 2
Objetivos
- Conceber projectos áudio, tomando em linha de conta todas as fases dos mesmos;
- Analisar técnica e criativamente várias produções musicais;
- Ser capaz de perceber o papel específico das tecnologias de registo, síntese, edição e difusão de som no contexto da criação musical;
- Conhecer os termos técnicos da área e aplicá-los correctamente.
- Conhecer os momentos históricos mais relevantes da tecnologia musical;
- Reforçar a compreensão da dimensão criativa da composição musical.
Caracterização geral
Código
722021034
Créditos
10.0
Professor responsável
Rui Pedro Rodrigues Pereira Jorge
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
*BARLETT, B. (2009). Practical recording techniques, Burlington: Focal Press.
*BORNOFF, Jack (1972) - Music and the Twentieth Century Media, Florence, International Music Council;
*CHION, M. (1993) - La Audiovisión, Barcelona, Paidós;
*COOK, Nicholas (1998) - Analysing Musical Multimedia, Oxford, Oxford University Press;
*FONSECA, Nuno (2006) - Introdução à Engenharia do Som, Lisboa, Lidel;
*GOTTLIEB, Gary (2007) - Shaping Sound in the Studio and Beyond: Audio
Aesthetics and Technology, Boston, Delmar;
*HENRIQUE, L. (2002) Acústica Musical. Lisboa. F.C. Gulbenkian.
*HUGILL, Andrew (2008) - The Digital Musician, New York, Routledge;
*MAZZOLA, G.; PARK, J. & THALMANN, F. (2011) - Musical Creativity, Strategies and Tools in Composition and Improvisation, Dordrecht, Springer;
*MIDDLETON, Paul e GUREVITZ, Steve (2008) - Music Technology Workbook - Key Concepts and Practical Projects, Oxford, Elsevier;
*RUMSEY, F. (1996) - The Audio Workstation Handbook, Oxford, Focal Press.
Método de ensino
-Aulas de exposição de conteúdos e respectivo envolvimento histórico, acompanhadas de demonstração prática e de análise de casos concretos.
-Trabalho de realização de exercícios práticos por parte dos alunos.
-Audição comentada e debate sobre temas específicos do programa.
Ensino presencial
Método de avaliação
Método de avaliação - Apresentação oral - 30%(30%), Apresentação oral em sala de aula da análise e resumo de um artigo seleccionado pelo aluno, versando os assuntos dos conteúdos programáticos; Projecto de composição - 50% -- Exercício de sonorização de imagem por parte dos alunos. Distribuídas imagens aos alunos estes terão que fazer uma sonorização electroacústica de 1 minuto. Os projectos finais são susceptíveis de apresentação pública.(50%), Recensão crítica - 20% - Selecção, por parte do aluno, de uma obra relevante do ponto de vista da tecnologia na composição musical. Análise dessa obra e elaboração de uma recensão crítica sobre a mesma. (20%)
Conteúdo
I - Composição e tecnologia
1. Composição musical e tecnologia;
2. Pioneiros e momentos determinantes;
II - Presença tecnológica na história da música popular no séc. XX
III - Captação
1. Microfones: características segundo a fonte de alimentação: dinâmicos e de condensador; características dos microfones segundo a direccionalidade: omnidireccionais, cardióides, bidireccionais e super-cardióides;
2. Selecção de microfones de acordo com objectivos específicos: tamanho de diafragma; posicionamento e espectro;
IV - Edição
1. Fluxo de sinal: analógico e digital; digitalização de som;
2. Elementos fundamentais do estúdio de som;
3. Mesa de mistura;
4. Monição;
5. Workflow de estúdio;
6. Técnica e Prática de Edição;
7. Equalização e particularidades do sinal áudio;
8. Manipulação dinâmica;
9. Processamento de efeitos;
10. Protocolo MIDI;
11. Sampling e criação musical.