Problemas Sociais Contemporâneos

Objetivos

Pretende-se que o aluno demonstre no final do curso:

a) Conhecimento e compreensão de problemas sociais contemporâneos que resultam da interação das sociedades com o ambiente; estes problemas decorrem da forma como sociedades e ambiente co-evoluem, se relacionam e procuram harmonizar-se.
b) Capacidade para situar estes problemas no contexto da modernidade, da sociedade de risco e do Antropoceno.
c) Capacidade de reflexão crítica e autónoma destes problemas bem como sensibilidade a diferentes abordagens.
d) Competências para aplicar esses conhecimentos na elaboração, apresentação e discussão crítica de um ensaio.

 

Caracterização geral

Código

722081099

Créditos

10.0

Professor responsável

Iva Maria Miranda Pires

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Alford J, Head B (2017). Wicked and less wicked problems: a typology and a contingency framework. Policy&Soc. 36(3):397–413
Beck, U (1992). From Industrial Society to the Risk Society: Questions of Survival, social structure and Ecological Enlightenment. Theory and Culture&Soc, 97-123.
Kirschke, S.; Newig, J. (2017). Addressing complexity in environmental management and governance. Sustainability, 9, 983.
Levin K, et al (2012). Overcoming the Tragedy of Super Wicked Problems: Constraining our Future Selves to Ameliorate Global Climate Change. Policy Sci 45, 123–152.
Ostrom, E (2010). A Multi-Scale Approach to Coping with Climate Change and Other Collective Action Problems. Solutions, 1(2):27-36
Robinson S; Toulmin C; Whiteley R (2010). The future of the global food system. Phil. Trans. R. Soc. B. 365: 2769-2777
Turnbull N, Hoppe R (2019). Problematizing ‘wickedness’: a critique of the wicked problems concept, from philosophy to practice and beyond. Policy&Soc. 38(2):315–337

Método de ensino

As seguintes formas de trabalho são utilizadas no curso:
(1) exposições introdutórias em power-point, discussão em aula de textos da literatura recomenda;
(2) visualização de vídeos, discussão em grupos de trabalho na aula;
Os alunos terão acesso a uma vasta gama de perspetivas analíticas, tanto académicas como não académicas. Com base nestes materiais, os estudantes devem desenvolver a sua própria opinião crítica sobre os temas abordados e discuti-los num contexto de uma dinâmica de grupo.

A avaliação inclui (a) a participação nas sessões de vídeo e a redação de um pequeno relatório de uma sessão num grupo de trabalho; (b) a redação de um ensaio individual baseado numa revisão de literatura destinada a envolver os estudantes criticamente com argumentos da literatura académica.

Método de avaliação

Métodos de Avaliação - a redação de um relatório resumido de uma sessão de vídeo(25%), discussão na turma(25%), ensaio individual(50%)

Conteúdo

O programa está organizado por sessões temáticas autónomas, mas interdependentes.

Introdução
O Impacto das Ações Humanas nos Ecossistemas. Os discursos dos Limites ao Crescimento, o Antropoceno e os Limites do Planeta.
Problemas Associados ao Uso dos Recursos e serviços dos Ecossistemas: Trocas Ecológicas Desiguais e a “Maldição dos Recursos”.
Sistemas Sócio-ecológicos (SSE): um enquadramento para analisar as interações Ser Humano-Ambiente e as suas consequências

Contextualização
Problemas ambientais enquanto Problemas Societais
Caracterização dos Problemas Complexos (perversos)
Problemas Complexos no contexto da sociedade do risco

Casos de Estudo
As alterações climáticas como um problema social perverso: processos e impactos na sociedade, economia e ambiente. A urgência climática, adaptação e mitigação das alterações climáticas
O Futuro da Alimentação: segurança Alimentar, soberania alimentar e desperdício alimentar. As consequências da globalização do sistema alimentar

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: