Standards, Usabilidade e Acessibilidade

Objetivos

Fornecer as bases teóricas para o design de interfaces digitais, apoiadas em casos de estudo reais, e dando especial atenção aos standards, usabilidade e acessibilidade - conceitos fundamentais para a construção de um ecossistema de informação (world wide web) mais inclusivo e acessível a todos os utilizadores.
Fornecer aos alunos conhecimento, ferramentas, e técnicas que lhes permitam desenvolver sites e aplicações que acomodam diferentes tipos de utilizadores (incluindo utilizadores com necessidades especiais pertencentes às seguintes tipologias: visão, audição, motora, intelectual) e que, ao serem implementadas corretamente, podem contribuir para uma melhor User Experience (UX) para todos os tipos de utilizador.
Consolidar os conhecimentos adquiridos através da implementação de trabalhos práticos, contribuindo assim para o desenvolvimento de competências técnicas.

Caracterização geral

Código

7220111091

Créditos

10.0

Professor responsável

Carla do Carmo Nave Saraiva

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Christopher D. Wickens, Sallie E. Gordon Becker, Yili Liu, John D. Lee (2004), Introduction to Human Factors Engineering (2nd Edition). Pearson.

Norman, D.(2002), The Design of Everyday Things. NY: Basic Books.

Krug, S. (2010). Rocket surgery made easy: the do-it-yourself-guide to finding and fixing usability problems. Berkeley, Ca: New Riders Press.

Horton S, Quesenbery W (2014) A web for everyone: Designing Accessible User Experiences. Rosenfeld Media.

Rubin, J. & Chisnell, D.(2008). Handbook of usability testing: How to plan, design, and conduct effective tests. NY: Wiley.

Método de ensino

Exposição teórica e discussões temáticas, combinada com a realização de vários trabalhos práticos pelos alunos (individuais e em grupo), juntamente com a apresentação e discussão dos mesmos.

Método de avaliação

Métodos de Avaliação - Assiduidade e participação(10%), Trabalho de grupo - User Testing(20%), Trabalhos individuais (cada trabalho individual tem o peso de 14%) 1- Entrevistas 2- Personas 3- Prototipagem 4- Heuristic Evaluation 5- Accessibility Checklist(70%)

Conteúdo

1- Introdução: Interação Humano-Computador, Psicologia, Ergonomia e Fatores Humanos, Questões legais e socioeconómicas relacionadas com a acessibilidade.
2- User Research: bases téoricas e métodos, incluindo Entrevistas, Personas, e outros métodos.
3- Design de interfaces: princípios, normas, padrões, ferramentas e métodos. Prototipagem de baixo e alto nível.
4- Avaliação: bases teóricas e métodos, com utilizadores (User Testing) e sem utilizadores (Avaliações Heurísticas, Checklists de Acessibilidade), incluindo análise de resultados e relatórios.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: