Património Imaterial

Objetivos

- Analisar os conceitos teóricos fundamentais, relativos ao Património Cultural Imaterial
- Conhecer os diplomas legais mais relevantes
- Reflectir sobre as múltiplas formas de educar através da intangibilidade e dos conhecimentos transmitidos e
apreendidos
- Analisar formas de inventariação e conservação dos testemunhos imateriais
- Criticar processos metodológicos e problemáticas inerentes ao Património Imaterial
- Conhecer algumas manifestações do Património Cultural Imaterial em Portugal
- Reflectir sobre especificidades de alguns grupos e comunidades

Caracterização geral

Código

722051414

Créditos

10.0

Professor responsável

António Manuel de Almeida Camões Gouveia

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

BORTOLOTTO, Chiara (2007). From Objects to Processes: UNESCO´s ´Intangible Cultural Heritage´. In Journal of Museum Ethnography. Birmingham: Museum Ethnographers Group, 19, pp. 21-33.
CABRAL, Clara Bertrand (2011). Património Cultural Imaterial. Convenção da UNESCO e seus contextos. Lisboa: Ed. 70
GODINHO, Paula (coord) (2012. Usos da memória e práticas do património. Lisboa: Edições Colibri
COSTA, Paulo Ferreira (Coord) (2009). Museus e património imaterial. Agentes, fronteiras, identidades. Lisboa: IMC
MARTINS, Guilherme d’ Oliveira (2009). Património, herança e memória. A cultura como criação. Lisboa:
Gradiva
MENDES, Amado (2009). Estudos do Património. Museus e Educação. Coimbra: Impr. da Univ. de Coimbra
PORTELLI, Alessandro (2013). A morte de Luigi Trastulli e outros ensaios. Lisboa: Ed. Unipop
SAMARA, Mª Alice e HENRIQUES, Raquel Pereira (2013). Viver e resistir no tempo de Salazar. Histórias de vida contadas na 1ª pessoa. Lisboa: Verso da Kapa. Edição de Livros, Lda.

Método de ensino

O seminário terá como sistema de continuidade sessões presenciais e trabalho
autónomo dos alunos. As aulas presenciais serão de carácter teórico-prático,
alternando momentos de exposição teórica dos temas, conceitos, vocabulário e
métodos específicos da área e práticas de recolha e inventariação com a
análise e comentário de textos apresentados pelos alunos.

Método de avaliação

Método de Avaliação - duas intervenções do discente(30%), elaboração escrita de um trabalho de síntese(50%), participação oral em todas as sessões(20%)

Conteúdo

Património Cultural Imaterial (PCI). A carta do Património Cultural Imaterial de
Paris (17 de Outubro de 2003) da UNESCO. O que se entende por imaterial?
As relações e implicações do imaterial nas outras tipologias do Património.
Património Cultural Imaterial (PCI) em Portugal, a legislação e a inventariação.
Práticas de recolha. O património cultural imaterial português classificado pela
UNESCO: fado, cante, chocalhos, falcoaria, olaria preta, figurado e dieta
mediterrânica.

 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: