Seminário de Especialidade em Planeamento e Ordenamento do Território
Objetivos
a) Aprofundar o panorama atual da teoria do planeamento;
b) Discutir problemas contemporâneos do ordenamento do território e as orientações para a intervenção;
c) Interpretar os conflitos territoriais inerentes à disputa pelo território;
d) Avaliar políticas urbanas na cidade alargada;
e) Discutir a operacionalização do conceito de coesão territorial em diferentes contextos;
f) Aprofundar o conceito de governança multi-nível e os desafios à sua operacionalização;
g) Avaliar políticas públicas territoriais ao nível da concepção, dos resultados e dos impactes;
h) Estruturar um pensamento crítico sobre o ordenamento do território e os seus instrumentos.
Caracterização geral
Código
73204103
Créditos
10.0
Professor responsável
Margarida Angélica Pires Pereira Esteves
Horas
Semanais - 2
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem
Bibliografia
Allmendinger, P. (2009). Planning Theory. Hampshire: PalgraveMacmillan.
Ansell, C. & Gash, A. (2008). Collaborative governance in theory and practice, Journal of Public Administration Research and Theory, 18 (4), 543-571.
Dijk, M.P. van (2006). Managing cities in developing countries. London: Elgar.
Farinós, J. (2009). Bases, métodos e instrumentos para el desarrollo y la cohesión territoriales.
Diagnóstico y propuestas para el debate y la acción. In J. Farinós et all. (coords). Cohesión e inteligencia territorial. Valencia: IIDL/PUV,17-62.
Friedman, G. (2010). The Next 100 Years: a forecast for the 21st Century. New York: Anchor Books.
Retaillé, D. (2011). Introduction à une géographie des conflits. Linformation Géograhique, 75, 6-22.
Rhodes, R. A. W. (1997). Understanding Governance. Buckingham:Open University.
Torre, A. & Wallett, F. (eds) (2014). Regional Development and Proximity Relations. London: Edward Elgar Publishing.
Método de ensino
- expositivo
- participativo
- tutorial
- trabalho de campo.
Método de avaliação
Método de avaliação - Assiduidade (mínimo de 60% das aulas) e participação efetiva nas aulas(20%), Recensão crítica de 3 artigos científicos(30%), Trabalho de investigação apoiado em trabalho de campo, bibliografia e informação documental resultantes de pesquisa autónoma(50%)
Conteúdo
1) Teoria do Planeamento: diferentes abordagens
2) Problemas complexos em planeamento territorial: da formulação à gestão
3) Atores, interesses e conflitos territoriais
4) Políticas urbanas na cidade alargada
5) Sistemas urbanos e coesão territorial
6) Do Governo à Governança multi-nivel dos territórios
7) Avaliação de Políticas Públicas Territoriais.
Na primeira aula os alunos são questionados sobre os seus projetos de investigação, podendo os conteúdos sofrer ajustamentos em função desses interesses.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: