Tese em Geografia e Planeamento Territorial

Objetivos

a) Desenvolver a capacidade de investigação de forma independente, criativa e crítica;
b) Seleccionar e aplicar conceitos e metodologias adequados à resolução de problemas relacionados com o objecto da investigação;
c) Desenvolver competências específicas de comunicação escrita e oral dos resultados da investigação teórica e da análise empírica.

Caracterização geral

Código

73204109

Créditos

180.0

Professor responsável

Professor a definir - FCSH #1

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 5040

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Conclusão da componente lectiva do Curso de Doutoramento na respectiva Área de Especialidade.

Bibliografia

Eco, U. (2007). Como se faz uma tese em Ciências Humanas (15ª ed.). Lisboa: Editorial Presença, 240p.

Hay, I. (2004). Qualitative Research Methods in Human Geography (2ª ed.), Oxford: Oxford University Press, 368p.

Healey, P. (2007). Urban Complexity and Spatial Strategies. London: Routledge, 328p.

Montello, D. R.& Sutton, P. (2006). An Introduction to Scientific Research Methods in Geography. London: Sage Publications, 302p.

Bibliografia a indicar em função do tema de tese.
Bibliography to be indicated according to the thesis topic.

Método de ensino

O processo de ensino-aprendizagem consiste no trabalho de orientação tutorial individualizado em que o orientador acompanha todas as etapas do trabalho do seu orientando e fornece aconselhamento adequado.

Método de avaliação

Método de avaliação - A cada aluno é exigida: Análise crítica de trabalhos de investigação sobre temas da sua área de especialidade. Elaboração da Tese de Doutoramento. Apresentação oral e discussão da Tese de Doutoramento.(100%)

Conteúdo

A tese é desenvolvida em estreita articulação com as Unidades de Investigação da FCSH, designadamente do CICS.NOVA. O trabalho realizado pelos alunos deve inserir-se na sua área de especialização, com uma forte componente tutorial. Será exigido o cumprimento dos seguintes requisitos:
a) Domínio dos conhecimentos teóricos
b) Capacidade de investigação em ciências sociais e humanas
c) Cumprimento das etapas do trabalho de investigação
d) Metodologias de investigação
e) Aplicação da comunicação (escrita e oral) da investigação.