Temas de Linguística Inglesa

Objetivos

Como resultado da frequência da disciplina os alunos deverão: i) rever e/ou aprender conceitos fundamentais para a análise linguística e a descrição gramatical, aplicados ao estudo da língua inglesa; ii) ser confrontados com tópicos de investigação corrente em Linguística Inglesa e apresentação e discussão de factos de língua (históricos e descritivos); iii) dominar aspectos relevantes da problemática da periodização da história da língua inglesa; iv) conhecer as principais etapas / fases de standardização da língua inglesa e sua relação com a história externa da língua e a história do Reino Unido e dos Estados Unidos da América; v) conhecer, em termos adequados ao curriculum do seu curso, as principais mudanças e cenários de mudança que ocorreram dentro do chamado período moderno da história da língua inglesa; vi) dominar aspectos elementares e fundamentais da Fonética e da Fonologia do Inglês; vii) compreender os aspectos mais gerais da história e estrutura da ortografia inglesa.

Caracterização geral

Código

711131023

Créditos

6.0

Professor responsável

António Henrique de Figueiredo Pedro de Albuquerque Emiliano

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

AARTS & McMAHON, Eds. (2006): The Handbook of English Linguistics, Oxford: Blackwell.
ARONOFF & REES-MILLER, Eds. (2000): The Handbook of Linguistics, Oxford: Blackwell.
BAUGH & CABLE (2012): A History of the English Language, London: Routledge, 6th ed.
CRYSTAL (2003): The Cambridge Encyclopedia of the English Language, Cambridge: Cambridge Univ. Press, 2nd ed.
FROMKIN & al. (2014): An Introduction to Language, Boston: Wadsworth, 10th ed.
KEMENADE & LOS, Eds. (2006): The Handbook of the History of English, Oxford: Blackwell.
McMAHON (2001): An Introduction to English Phonology, Edinburgh: Edinburgh Univ. Press.
MINKOVA (2013): A Historical Phonology of English, Edinburgh: Edinburgh Univ. Press.
ROACH (2009): English Phonetics and Phonology: A Practical Course, Cambridge: Cambridge Univ. Press, 4th ed.

Método de ensino

• Aulas: apresentação magistral dos conteúdos do programa, com possibilidade irrestrita de participação dos alunos.
• Apoio bibliográfico: sumários, documentos de apoio, slides usados nas aulas, hiperligações diversas, textos de apoio, fórum de dúvidas disponíveis no MOODLE da FCSH.
• Acompanhamento: aulas de dúvidas, recapitulação ou exercícios (a pedido dos alunos), reuniões de atendimento (a pedido dos alunos), respostas a dúvidas dos alunos por e-mail*, e-messaging* ou vídeo-conferência.
* O contacto dos alunos com o docente por correio electrónico e IM pressupõe que os alunos usem endereços electrónicos adequados, i.e. sem alcunhas, pseudónimos, diminutivos, nomes truncados, sequências indecifráveis e com indicação de, pelo menos, uma inicial seguida de, pelo menos, último apelido por extenso sem quaisquer modificações literais.
Ensino presencial

Método de avaliação

A disponibilizar brevemente

Conteúdo

TEMA 1. A periodização da História da Língua Inglesa: problemas, abordagens e perspectivas.
TEMA 2. A standardização da Língua Inglesa: standardização linguística, elaboração e codificação do inglês a partir do séc. XVI e a emergência do Standard English.
TEMA 3. Do Early Modern English ao Modern English: mudanças fonológicas, morfológicas, sintácticas e lexicais mais relevantes.
TEMA 4. Elementos de Fonética e Fonologia do inglês moderno.
TEMA 5. Aspectos da estrutura da ortografia inglesa: consideração gerais sobre Grafemática inglesa — observações sobre a origem, fixação e base grafofonémica da ortografia.
Nota: Deste conjunto de temas fundamentais de Linguística Inglesa Histórica e Descritiva serão tratados dois ou quatro em cada ano lectivo. A cada tema será dedicado um mínimo de quatro e um máximo de oito sessões (com excepção dos Temas 3 e 4 que, pela complexidade inerente, deverão requerer mais tempo lectivo).

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: