Cultura Alemã do Século XIX
Objetivos
1.Convocar conhecimentos histórico-político-culturais sobre o século XIX alemão relativos a ideário liberal em espaço luso-europeu.
2.Exercitar aptidão de análise objectiva de factos histórico-políticos em contexto de desenvolvimento económico-social germânico:1850 e 1914,através de estudo de dados:
2.1.estatísticos;
2.2.geográficos;
2.3.biográficos de personalidades líder;
3.Coligir dados sobre:
3.1.percurso histórico-político prusso-germânico da época;
3.2. crescimento industrial e económico da Alemanha à época;
3.3. valores culturais, intelectuais, institucionais e de resistência.
3.4.Convocar expressão oral de síntese para ensaio.
4.Aplicar conhecimentos obtidos com vista a compreensão do fenómeno da 1ª Grande Guerra (1ªGG).
Caracterização geral
Código
01101199
Créditos
6.0
Professor responsável
Fernando Jorge de Oliveira Ribeiro
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Berghahn,V.(2003). Das Kaiserreich 1871-1914: Industriegesellschaft, bürgerliche Kultur und autoritärer Staat. Stuttgart: Klett-Cotta.
Blackbourn,D.(2003). History of Germany, 1780-1918: The Long Nineteenth Century. London: Blackwell.
Chickering,R.(1996). Imperial Germany: A Historiographical Companion.Westport. Connecticut: Greenwood Press.
Chickering,R.(2004). Imperial Germany and the Great War,1914-1918. Cambridge: U.P..
Frie,E.(2004). Das Deutsche Kaiserreich. Darmstadt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft.
Matthew,J.,M.(2003). Imperial Culture in Germany, 1871-1918. N.Y: Macmillan.
Lerman,K.A.(2004).Bismarck. Harlow: Pearson Longmann.
Martell,G. (2011).A Companion to Europe 1900-1945.Oxford:Blackwell.
Mommsen,W.(2002).Die Urkatastrophe Deutschlands: Der Erste Weltkrieg 1914-1918. Stuttgart: Klett-Cotta.
Müller, S.O., et al.(2009). Das Deutsche Kaiserreich in der Kontroverse. Probleme und Perspektiven. Götting.:Vandenhöck&Ruprecht.
Método de ensino
O método de ensino é essencialmente através do recurso à exposição, análise e comentário de documentos seleccionados, levando em conta o conhecimento adquirido sobre a Alemanha relativamente ao período 1871-1918; paralelamente, procura-se teorizar sobre valores, factos, personalidades, grupos sócio-políticos-culturais determinantes do progresso alemão do séc. XIX.
Método de avaliação
Método de avaliação - Três curtas exposições orais sustentadas em trabalhos escritos sintéticos(15%), Três frequências com recurso a consulta de fontes(85%)
Conteúdo
1.Estudo da História como narrativa da constituição e administração de território e nação germânicas entre meados do século XIX e inícios da 1ª G.G. atendendo à compreensão gradual da liderança política da Prússia:
- entre 1850-1871: Deutsche Union-Deutscher Bund –Nordeutscher Bund- II. Reich;
- entre 1871-1890: União Aduaneira (Zollverein) e implantação da Ferrovia no crescimento industrial;
- entre 1871-1900: interacção entre crescimento industrial e progresso sócio-económico-político atendendo à relação entre o desenvolvimento da indústria pesada e ligeira germânica e o desenvolvimento científico, bem como ao crescimento industrial e económico e às reivindicações de organizações sócio-políticas da sociedade germânica: Allgemeiner Deutscher Arbeiterverein,Sozialdemokratische Arbeiterpartei Deutschlands,Deutschkonservative Partei, Nationalliberalle Partei, ou Alldeutscher Verband, Flottenerein .
2.Compreensão da situação económico-política germânica conducente à 1ª G. G.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: