Inglês B2.2

Objetivos

O aluno deve:
a) alcançar o nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência (utilizador
independente)
b) desenvolver a consciência intercultural e aprofundar o conhecimento da relação cultura/língua
c) ser capaz de produzir textos numa forma clara, coerente e bem estruturada que digam respeito a interesses
pessoais, textos narrativos e artigos discursivos, com poucos erros a nível gramatical e de léxico
d) compreender a mensagem essencial em textos complexos sobre assuntos contemporâneos e da
actualidade
e) expressar de uma forma espontânea em situações do dia­a­dia, com poucos erros a nível lexical e
gramatical e contribuir em debates
f) entender discurso falado, tanto ao vivo como gravado com pouca dificuldade
g) analisar e controlar os sistema gramatical inglês
h) ser responsável pela a sua própria aprendizagem, sabendo desenvolver as competências que conduzem à
autonomia.

Caracterização geral

Código

711121062

Créditos

6.0

Professor responsável

Sheila Brannigan, David Swartz, Zoe Jayne Taylor, Raquel Campos Ferreira da Silva, Julie Parker Mason

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

Inglês: Nível B2

Bibliografia

Carter, R. & McCarthy, M. (2006) Cambridge Grammar of English. Cambridge University Press

Cottrell S, (2005), Critical Thinking Skills: Developing Effective Analysis and Argument. Palgrave,

Gairns, R. & Redman, S. (2009) Oxford Word Skills Advanced. Oxford University Press McCarthy, M. & O’Dell, F. (2006) English Vocabulary in Use Advanced (with CD) Cambridge University Press.

Vince, M. & French, A. (2011) IELTS Language Practice: English Grammar and Vocabulary. Macmillan

Cofin. C. Donahue, A. & North, S. (2009) Exploring English Grammar. Routledge

A collection of selected readings available on campus to students.

#

David Crystal (2019) The Cambridge Encyclopedia of English Language.
Cambridge University Press.

Método de ensino

O curso desenvolve uma metodologia centrada no alunos e baseada em tarefas, através de textos autênticos e recursos digitais. Discussão é um elemento chave precedida amiúde por input escrito ou falado e/ou analise e seguida por tarefas escritas/investigação pelos alunos.

Método de avaliação

Método de Avaliação - participação activa nas aulas (inclui assiduidade), competencias orais e indícios de desenvolvimento autónomo de aprendizagem(20%), pelo menos três textos escritos(60%), um trabalho oral(20%)

Conteúdo

O curso é centrado em temas de índole social, cultural e actual. Os temas são selecionados de
acordo com os interesses e objetivos dos alunos. Para tal analisam-se textos autênticos, orais
e escritos, desenvolvendo em simultâneo as competências comunicativas. O programa é
compost por actividades que tem como objectivo estimular o desenvolvimento de nível mestria,
da consciencialização da língua e estratégias para uma aprendizagem autonoma.