Seminário de Inglês
Objetivos
Turma A
Obter conhecimentos básicos sobre Postcolonial Studies
Aplicar os conceitos adquiridos à interpretação dos romances a estudar, assim como no trabalho oral e no trabalho escrito
Consolidar a aprendizagem das metodologias de investigação
Apresentar um pequeno trabalho oral de investigação sobre um dos romances do Programa
Apresentar um trabalho de investigação sobre dois romances à escolha do aluno
Turma B
a) Introdução às técnicas de investigação científica no campo dos estudos literários e culturais
b) Aquisição de conceitos básicos sobre pós-modernismo (na literatura e na cultura inglesas e norte-americanas)
b) Aquisição de conhecimentos sobre o tema proposto pelo Programa
c) Investigação, sob orientação tutorial, sobre as temáticas em estudo
d) Aplicação dos conhecimentos adquiridos na redacção de um ensaio crítico sobre uma das temáticas identificadas no Programa à escolha dos alunos (com o máximo de 15 páginas), na arguição oral de um trabalho feito por um outro estudante
Caracterização geral
Código
711121053
Créditos
12.0
Professor responsável
Maria Teresa Pinto Coelho, Carlos Francisco Mafra Ceia
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 336
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Turma A / Class A
ASHCROFT, Bill, Key Concepts in Post-Colonial Studies (London: Routledge,) 2013.
BOEHMER, Elleke, Colonial and Postcolonial Literature. Migrant Metaphors (Oxford / New York: OUP), 1996 / 2ª ed. 2005.
COELHO, Maria Teresa Pinto; Ilhas, Batalhas e Aventura. Imagens de África no Romance de Império Britânico no Último Quartel do Século XIX e Início do Século XX (Lisboa: Colibri), 2004.
SPAAS, Lieve e Brian Stimpson (eds.), Robinson Crusoe. Myths and Metamorphoses (London: Macmillan), 1996.
Turma B / Class B
Ceia, Carlos. O Que É afinal o Pós-modernismo?, Século XXI, Lisboa, 1999.
Docherty, Thomas (ed.): Postmodernism: A Reader, Harvester Wheatsheaf, Hemel Hempstead, 1993.
Eagleton, Terry: The Illusions of Postmodernism, Blackwell, Oxford, 1996.
Jameson, Fredric: Pós-modernismo: A Lógica do Capitalismo Tardio, Ática, São Paulo, 1996 (ed. Original: Postmodernism, or, The Cultural Logic of Late Capitalism, Duke University Press, 1991).
Método de ensino
Turma A
Aulas teóricas sobre Postcolonial Studies e sobre as temáticas do Programa
Aulas de consolidação da aprendizagem das metodologias de investigação
Aulas de apresentação e discussão do trabalho oral
Produção de um trabalho escrito orientado pelo professor
Turma B
- Apresentação dos vários temas pelo docente; leitura e discussão de textos relevantes para cada tema;
- Supervisão de todo o processo de produção dos ensaios finais (50% da nota final), que serão apresentados oralmente (40%) e arguidos por um estudante diferente (10%).
Método de avaliação
Método de avaliação - Trabalho escrito(50%), Trabalho oral(50%)
Conteúdo
Turma A
Ilhas pós-coloniais no romance britânico
I - Introdução aos Estudos Pós-Coloniais: pós-colonial e postcolonial
II - Para uma (re)leitura pós-colonial (postcolonial) de Robinson Crusoe
III - A Robinsonade vitoriana: Treasure Island
IV - Reescritas de Robinson Crusoe no século XX: Robinson, de Muriel Spark, e Foe, de Coetzee
Class B
I. Introdução à questão pós-moderna
II. Aspectos da ficção pós-moderna contemporânea de expressão inglesa:
Tema 1: Formas de anti-literatura
Tema 2: A reinvenção da paródia, do pastiche e da ironia
Tema 3: O jogo narrativo nas metaficções
Tema 4: O recurso à auto-reflexividade como paradigma literário
III. Aspectos da cultura contemporânea de expressão inglesa no espaço pós-moderno:
Tema 5: A reinvenção do cinema
Tema 6: A cultura de massas, a pop-art e as novas expressões musicais
Tema 7: A crise da representação do real e a sociedade dos simulacros
Tema 8: A cibercultura
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: