Inglês C2.1

Objectivos

O aluno deve ser capaz de
a)funcionar ao nível C2 do Quadro Europeu Comum de Referência (utilizador experiente);
b)compreender o discurso oral com poucas dificuldades;
c)exprimir-se oralmente, de uma forma natural, idiomática, coloquial , espontânea e fluente, com poucos erros;
d)compreender uma grande variedade de textos escritos, complexos, contemporâneos, incluindo artigos académicos, recensões e obras de ficção;
e) escrever qualquer tipo de texto num estilo fluente, apropriado e de forma coerente e idiomática, com poucos erros;
f) aplicar a consciência intercultural, entender a relação cultura-língua e aprofundar o seu entendimento das variedades globais de Inglês;
g) analisar e controlar os sistemas da língua inglesa, utilizando-os eficazmente;
h) ser responsável pelas suas próprias estratégias de aprendizagem autónoma e pensamento crítico

Caracterização geral

Código

711121066

Créditos

6.0

Professor responsável

David Swartz, Julie Parker Mason, Rima Jay Prakash, Bernard Adrian L'Estrange

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

Aprovada na disciplina C1.3

Bibliografia

Carter, R. and McCarthy, M. (2006). Cambridge Grammar of English. Cambridge University Press.

Cotrell S, (2005). Critical Thinking Skills: Developing Effective Analysis and Argument. Palgrave.

de Chazal, E. and Moore, J. (2013) Oxford EAP Advanced: A Course in English for Academic Purposes. Oxford University Press.

Foley, M. and Hill, D (2003) Advanced Learner’s Grammar. Harlow: Longman.

Gairns, R. & Redman, S. (2009) Oxford Word Skills Advanced. Oxford University Press.

Gillet, A., Hammond, A. and Martala, M. (2009) Successful Academic Writing. Pearson Longman.

Hewings, M. (2010) Cambridge Grammar for CAE and Proficiency. Cambridge University Press.

Método de ensino

Método comunicativo e dialógico com abordagem intercultural baseada em tarefas visando estimular a interacção e promover uma aprendizagem cada vez mais autónoma, desenvolvida em torno de um série de temas. Discussão é um elemento chave precedida amiúde por input escrito ou falado e/ou análise e seguida por tarefas escritas/investigação pelos alunos. As tarefas fazem apelo às capacidades e competências linguísticas e extralinguísticas. Abordagem indutiva para aprofundar o conhecimento gramatical e lexical. Utilização frequente do internet e meios áudio-visual.

Método de avaliação

Método de avaliação - 1 trabalho oral (discursivo/informativo(20%), 3 textos escritos de géneros distintos (60%), Participação activa nas aulas (inclui assiduidade) e indícios de desenvolvimento autónomo de aprendizagem (20%)

Conteúdo

O curso é centrado em temas de índole social, cultural e científico, com flexibilidade para ir ao encontro dos interesses e necessidades dos alunos. Os principais temas podem incluir: A Influencia dos Media; Ciência (ciencia e religião, mitos de criação, cosmologia,  biotecnologia, o mundo natural (biosfera);  Os temas conduzem ao desenvolvimento das seguintes competências:

Escrever textos críticos; escrita criativa; o texto discursivo/académico;

Competência intercultural identificação, descodificação e discussão de referências culturais

Falar: produção de discurso oral

Léxico: metáfora e expressões idiomáticas