Francês B2.2

Objetivos

Alcançar plenamente o Nível B2 do Quadro de Referência Europeu Comum de Referência (utilizador independente).
Os estudantes serão plenamente capazes de:
1. desenvolver a compreensão oral à análise de discursos longos e complexos (conferências, debates, entrevistas) provenientes de várias áreas da francofonia;
2. adquirir modelos académicos de escrita que permitam desenvolver o sentido crítico, expor o raciocínio de maneira clara e pormenorizada e fundamentar interpretações;
3. adquirir numa perspetiva intercultural conhecimentos ligados à vida cultural e literária dos países francófonos para uma melhor compreensão da sociedade francesa de hoje e da sua ligação com os países francófonos;
4. consolidar as competências linguísticas, sociolinguísticas e pragmáticas necessárias para a realização das diferentes tarefas comunicativas do nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência.

Caracterização geral

Código

711111128

Créditos

6.0

Professor responsável

Âzar Babasafari Renani, Telmo Jorge de Castro Verdelho

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Francês

Pré-requisitos

Francês B2.1

Bibliografia

Avanzi, A. et alii (2017), Entre nous 4. Paris : Maison des langues
Durietz, S. et alii (2015), Saison 4. Paris : Didier
Heu-Boulehat, E. et alii (2015), Édito B2. Paris : Didier
Barthe, M. et alii (2010), Le français par les textes II. Grenoble : Presses universitaires
de Grenoble
Bretonnier, M. et alii (2007), Les clés du nouveau DELF. Paris : Maison des langues
Nothomb, A. (1999), Stupeur et tremblements. Paris : Albin Michel

Método de ensino

Método comunicativo conjugado com a perspetiva acional, visando estimular a
interacção e promover uma aprendizagem cada vez mais autónoma.
Abordagem intercultural que consciencializa o aluno para uma melhor percepção da
diversidade cultural.
Realização de tarefas que implicam as competências comunicativas.
Recurso frequente às novas tecnologias.
Ensino presencial

Método de avaliação

Método de avaliação - dois testes escritos presenciais(60%), participação ativa nas aulas (25%), uma exposição oral perante a turma(15%)

Conteúdo

As aulas abordam temáticas diversificadas relativas a ecologia e problemas ambientais,
exílio e migração, discriminação, educação a distância, movimentos sociais, vivências e
emoções. As tarefas destinam-se a melhorar as competências comunicativas e
desenvolver o pensamento crítico. As aulas apresentam as seguintes atividades:
1. estudo e apresentação de um romance contemporâneo de língua francesa escolhida
pelos alunos e debate sobre os temas abordados;
2. análise crítica das temáticas desenvolvidas dos filmes Entre les murs e Tanguy;
3. construção de uma narrativa autobiográfica focando o percurso escolar do
aprendente;
4. introdução à dissertação e sensibilização para os aspectos históricos e culturais
deste modelo de escrita académico
5. consolidação da gramática e do léxico necessários para a realização das diferentes
tarefas comunicativas