História da Música Ibérica e Latino-Americana
Objetivos
Ao terminar esta disciplina o aluno deverá:
- estar familiarizado com os recursos bibliográficos mais actualizados para o conhecimento dos assuntos tratados;
- ter adquirido uma visão crítica do papel da música na vida e na cultura das várias sociedades estudadas ao longo do período abordado;
- conhecer as principais correntes, tendências, personalidades, instituições, e obras musicais tratadas.
Caracterização geral
Código
01100424
Créditos
6.0
Professor responsável
Luísa Mariana de Oliveira Rodrigues Cymbron
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável
Bibliografia
CARREDANO, Consuelo & ELI, Victoria (org.), Historia de la música en España e Hispanoamérica, vol. 6: La música en Hispanoamérica en el siglo XIX, México..., Fondo de Cultura Economica, 2010.
CARRERAS, Juan José (org.), Historia de la música en España e Hispanoamérica, vol. 5: La música en España en el siglo XIX, México..., Fondo de Cultura Economica, 2018.
CASARES Rodício, Emílio (ed.), Diccionario de la Música Española e Hispanoamericana, 10 vols., Madrid, Sociedad General de autores y Editores, 2002.
LUCAS, Maria Elizabeth & Rui Vieira NERY (eds.), As Músicas Luso-Brasileiras no Final do Antigo Regime. Repertórios, Práticas e Representações, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda/Fundação Calouste Gulbenkian, 2012 (alguns ensaios).
MAGALDI, Cristina, Music in Imperial Rio de Janeiro. European Culture in a Tropical Milieu, Lanham, MD: The Scarecrow Press, 2004.
Método de ensino
60% de aulas teóricas e 40% de práticas. As aulas práticas consistem na leitura crítica e discussão de textos e obras musicais, bem como na apresentação de trabalhos monográficos realizados pelos alunos.
Método de avaliação
A disponibilizar brevemente
Conteúdo
Panorâmica da história da música de língua portuguesa e castelhana, dos finais do período colonial à afirmação do Modernismo. As relações musicais entre Portugal e Espanha. Os mecanismos de aplicação às sociedades coloniais dos modelos metropolitanos. A independência das colónias americanas e o desenvolvimento das suas vidas musicais. As interacções com a cultura francesa e o prolongamento da influência italiana no século XIX. A projecção europeia da música espanhola e a situação periférica de Portugal. O papel da música e do teatro musical na busca de uma identidade nacional. A reinvenção da "zarzuela" e a sua internacionalização. As complicadas relações entre a música dita "erudita" e as várias esferas do popular. Nacionalismo, cosmopolitismo e exotismo. A América Latina como local de emigração e exílio para músicos ibéricos.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: