Alemão B2.1

Objectivos

Encaminhar para alcançar o nível B 2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (utilizador independente).
a) É capaz de compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade.
b) É capaz de comunicar com um certo grau de espontaneidade e de à-vontade com falantes nativos, sem que haja tensão de parte a parte.
c) É capaz de exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre uma grande variedade de temas e explicar um ponto de vista sobre um tema da atualidade, expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades.
d) É capaz de compreender as transmissões de notícias e relatórios de atualidade

Caracterização geral

Código

711101082

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria Celeste de Sousa Machado

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Alemão

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Klotz, V.; Merkelbach, M.(2018). Fokus Deutsch. Erfolgreich in Alltag und Beruf. B2 Kurs- und Übungsbuch. 2. Aufl. Berlin: Cornelsen
Buscha, A.; Szita, S.; Raven, S. (2013). C Grammatik. Übungsgrammatik Deutsch als Fremdsprache. Leipzig: Schubert
Wahrig-Burfeind, Dr. R.(2008). Wahrig Großwörterbuch Deutsch als Fremdsprache. Gütersloh/München: Wissen Media, und Berlin: Cornelsen
Jin, F.; Voß, U. (2017). Grammatik aktiv. Üben, Hören, Sprechen. B2/C1. Deutsch als Fremdsprache B2-C1. Berlin: Cornelsen.
Luscher, R. (2020). Landeskunde Deutschland. Politik - Wirtschaft - Kultur. Deutsch als Fremdsprache B2 - C2. München: Verlag für Deutsch 

Método de ensino

Aulas práticas: 100%
Método comunicativo visando estimular a interacção e promover uma aprendizagem cada vez mais autónoma. Abordagem intercultural que consciencializa  o aluno para uma melhor percepção da diversidade cultural. Realização de tarefas que façam apelo às competências linguísticas e extralinguísticas.

Método de avaliação

Método de avaliação - Avaliação contínua (incluindo testes, frequência, participação nas aulas).(100%)

Conteúdo

Vocabulário e informações específicas sobre os seguintes temas: Viagens, mobilidade no mundo global, vizinhanças, o mundo das coisas, cooperação e solução de conflitos
Estruturas: Orações principais e subordinadas causais, temporais,modais, locias, adversativas, declinação dos adjectivos, frases relativas com “was” e “wo(r )”
Forma de trabalho: Leitura de textos mais complexos, audição de textos, material audiovisual, produção de textos expositivos ou relatórios, discussões e apresentações, argumentação para a defesa do ponto de vista.