Literatura Francesa Contemporânea

Objetivos

1. Ler e compreender textos da Literatura Francesa Contemporânea nos seus aspectos mais relevantes ;
2. conhecer o contexto histórico-cultural dos textos estudados ;
3.  compreender os processos de escrita específicos das obras do programa nos seus aspectos mais significativos;
4.   Conhecer de modo contextualizado as grandes questões teóricas que tiveram maior reflexo na produção literária na França contemporânea. 
5.  saber analisar obras representativas deste período ;
6. saber reflectir criticamente sobre questões relevantes da literatura francesa contemporânea;
7. Saber elaborar um trabalho de investigação orientado sobre um tema relacionado com o programa da disciplina.

Caracterização geral

Código

01101222

Créditos

6.0

Professor responsável

Ana Paiva Morais

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Breton, A. (1994). Les manifestes du surréalisme. Paris: Gallimard.
Compagnon, A. (1989). Proust entre deux siècles. Paris: Seuil.
——— (1990). Les cinq paradoxes de la modernité. Paris: Seuil.
Deleuze, G. (2014). Proust et les signes. Paris: Presses Universitaires de France. Sheringham, S. (2006). Everyday Life. Theories and Practices from Surrealism to the Present. Oxford: Oxford UP. 
Tadié, J.-Y. (1971). Proust et le roman. Paris: Gallimard.
Cerquiglini, B. (2012). Le roman d’hier à demain. Paris: Gallimard. 
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Método de ensino

1. Exposição das principais questões do programa, recorrendo a exemplos de obras em estudo e de outras obras comparáveis, e dando ênfase à análise literária, mas também à contextualização literária, artístico-cultural e teórica, com recurso a bases de dados e sítios especiallizados na web; o recurso à plataforma Moodle é uma prática regular no ensino-aprendizagem; 
2. Orientação do estudante para a discussão crítica e teoricamente fundamentada na aula sobre as obras do programa bem como análise de textos literários;
3. supervisão tutorial de trabalhos orais e escritos elaborados individualmente.
Ensino presencial.

Método de avaliação

Método de avaliação - 1. Participação nas discussões na aula(20%), 2. Realização presencial de uma frequência(40%), 3. Apresentação escrita e oral de um trabalho de investigação(40%)

Conteúdo

1. Renovações da experiência poética : Apollinaire e o surrealismo ; 
2. A (de)formação do tempo no romance – Proust, Le Temps retrouvé; 
3. O teatro entre o mito revisitado e o peso do real: Jean Cocteau, La Machine infernale ; Samuel Beckett, En attendant Godot ;
4. Apreensão do real e objetividade :  Georges Perec, Les Choses ;
5. Marguerite Duras e a escrita da ausência – Le ravissement de Lol V. Stein ;