Literatura Francesa dos Séculos XVI e XVII

Objetivos

A unidade curricular tem como objectivos gerais proporcionar uma visão integrada da história da literatura francesa e o conhecimento dos códigos retórico-estilísticos e temáticos presentes nas obras mais importantes dos séculos XVI e XVII, procurando abranger diferentes géneros e modos do discurso.
No final do semestre os estudantes deverão ser capazes de compreender a evolução e a diversidade das manifestações literárias deste período e também a sua relevância do ponto de vista social e cultural, em particular na formação e consolidação da língua e da identidade francesas. Deverão também estar preparados para realizar, de modo autónomo, uma leitura analítica e crítica dos textos, relacionando-os com as respectivas categorias arquitextuais e procurando alcançar a sua significação e o seu valor estético-literário.

Caracterização geral

Código

711111084

Créditos

6.0

Professor responsável

Margarida Gouveia Esperança Pina Saraiva de Reffoios

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Dubois, C.G (1985). L’imaginaire de la Renaissance. Paris: Puf.
Forestier, G. (1993). Introduction à l´analyse des textes classiques. Paris: Nathan.
Parmentier, B. Le Siècle des moralistes. De Montaigne à La Bruyère. Paris: Seuil.
Pringent, M. (2006). Histoire de la France littéraire. Paris: Quadrige/Puf.
Rousset, J. (1968). L´intérieur et l´extérieur. Essais sur la poésie et sur le théâtre au XVII siècle. Paris: J.Corti.
Tadié, J.-Y. (2007). La Littérature Française, I. Paris: Folio.

Método de ensino

A unidade curricular funciona em sessões colectivas e presenciais. Procura-se um equilíbrio entre as sessões dinamizadas pela docente, de exposição de conteúdos teóricos sobre a envolvente contextual do autor e da produção das obras, a problemática da transmissão textual de textos antigos, com sessões de natureza prática, de comentário de textos literários e com recurso a bases de dados e sítios especializados na web. O recurso à plataforma Moodle é uma prática regular no ensino-aprendizagem.

Método de avaliação

Método de avaliação - Duas provas escritas presenciais(80%), Participação nas aulas práticas(20%)

Conteúdo

Renascimento e Humanismo:
1 -  O Ideal humanista e a sua representação na obra de Rabelais: a escrita como estratégia estética e moral. Representações da cultura popular e imagem grotesca do corpo em Rabelais.
2 - La Pléiade: constituição e papel cultural; o projeto teórico (Défense et Illustration de la langue française de Du Bellay) e a problemática humanista da poesia lírica no Renascimento: Les Amours de Ronsard.
Barroco e Classicismo
1 – O Teatro Clássico: do barroco à economia do ideal clássico: Le Cid de Corneille. Motivos e valores da ordem e desordem do amor; o herói, o desejo e o dever; nobreza, honra e glória em Phèdre de Racine. Molière e o cómico do ridiculo e do sério. Don Juan e a temática da libertinagem.
2. Cyrano de Bergerac, o percursor do romance filosófico do século XVIII. Burlesco e fantástico, utopia e realidade em L’Autre monde ou les états et empires de la lune.