Literaturas Francófonas

Objetivos

a)Adquirir conhecimento dos debates que atravessam hoje os Estudos Francófonos
b)Ter capacidade de fazer uma leitura crítica de textos teóricos, aprendendo a integrar novos conceitos na análise das obras;
c) Ser capaz de organizar uma bibliografia na área dos Estudos Francófonos, visando uma leitura crítica de uma das obras do programa.     

Caracterização geral

Código

711111108

Créditos

6.0

Professor responsável

Márcia Liliana Seabra Neves

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Bibliografia activa:
Diome, F. (2005), La préférence nationale : et autres nouvelles, 6e éd. Paris, Dakar : Présence africaine.
Jelloun, T. B. (2007).  L´enfant de sable. La nuit sacrée : romans . Paris : Points.
Bibliografia passiva:
Bhabha, H. K. (1990). Nation and narration. London : Routledge.
Bessière, J. & Moura, J.- M. (dir.) (2001). Littératures postcoloniales et francophonie . Paris: Honoré Champion.
Combe, D. (2010). Les Littératures francophones. Questions, débats, polémiques . Paris: PUF.
McDonald, C. & Suleiman, S. C. (2010). French Global. New York: Columbia University Press.
Omotoso, K. (1998). Migración hacia el Sur. Barcelona: Ed. Bellaterra.
Sanches, M. R. (org.)  (2005). Deslocalizar a Europa - Antropologia, Arte, Literatura e História na Pós- Colonialidade. Lisboa: Cotovia.   

Método de ensino

Aulas teóricas: 60%. Aulas práticas: 40%.
Exposição teórica sobre os diferentes pontos do programa. Leitura crítica dos textos com os alunos e alunas. Orientação tutorial, tendo em vista a elaboração do trabalho de investigação.

Método de avaliação

Método de avaliação - 1 trabalho(30%), 2 testes(60%), Assiduidade e/ou participação(10%)

Conteúdo

1. A «Francofonia», um conceito problemático
2. Literaturas francófonas e história literária: do factor linguístico e nacional aos universos literários definidos por comunidades multiculturais e transnacionais
3. Percursos literários num mundo globalizado
3.1.     O mito da «negritude»: Léopold Senghor, Aimé Césaire e Léon Damas
3.2. Peau noire, masques blancs de Franz Fanon e a desconstrução de uma «essência negra»
3.3. Literaturas pós-coloniais: Tahar Ben Jelloun (Marrocos); Fatou Diome (Senegal)