Francês B2.1

Objetivos

Alcançar em parte o Nível B2 do Quadro de Referência Europeu Comum de Referência
(utilizador independente):
Os estudantes serão em parte capazes de:
1. compreender de modo global as ideias principais em textos complexos sobre
assuntos concretos e abstractos, incluindo discussões técnicas na sua área de
especialidade;
2. comunicar com um certo grau de espontaneidade e de à-vontade com falantes
nativos, sem que haja tensão de parte a parte;
3. exprimir-se de modo claro e pormenorizado, oralmente e por escrito, sobre uma
grande variedade de temas e explicar um ponto de vista sobre um tema da atualidade,
expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades;
4. desenvolver as competências linguísticas, sociolinguísticas e pragmáticas necessárias
para a realização das diferentes tarefas comunicativas do nível B2 do QECR
5. adquirir conhecimentos acerca das culturas francófonas, numa perspectiva intercultural

Caracterização geral

Código

711111127

Créditos

6.0

Professor responsável

Âzar Babasafari Renani, Cristina Clemente Monteiro

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Francês

Pré-requisitos

Francês B2.1

Bibliografia

Abbadie,C. et alii (2008), Lexpression française écrite et orale. Grenoble : PUG.
Avanzi, A. et alii (2016). Entre Nous 4. Paris : Ed. Maison des Langues. (unidades 1 a 4)
Boularès, M. et alii (2019) Grammaire progressive du français. Paris : CLE International
Maingueneau, D. (2000). Eléments de linguistique pour le texte littéraire. Paris :
Nathan.
Atividades diversas provenientes dos sítios TV5 (http://www.tv5.org/cms/chaine-
francophone/lf/p-26292-Langue-francaise.htm) e RFI
(https://savoirs.rfi.fr/fr/apprendre-enseigner)

Método de ensino

Método comunicativo conjugado com a perspetiva acional, visando estimular a
interacção e promover uma aprendizagem cada vez mais autónoma.
Abordagem intercultural que consciencializa o aluno para uma melhor percepção da
diversidade cultural.
Realização de tarefas que façam apelo às competências comunicativas.
Recurso frequente às novas tecnologias.
Ensino presencial

Método de avaliação

Método de avaliação - 1 prova oral(15%), 2 testes escritos(60%), participação ativa nas aulas e TPC(25%)

Conteúdo

As aulas abordam temáticas diversificadas relativas à saúde e à alimentação, aos
conflitos e diferenças entre gerações, à desigualdade e discriminação entre outras e
apresentam atividades de :
1. compreensão e produção oral a partir de documentos áudio e vídeo;
2. produção escrita, nomeadamente textos argumentativos e tradução de textos
curtos retirados de artigos publicados na imprensa portuguesa e referindo-se a
questões de sociedade;
3. compreensão escrita através do estudo de curtas novelas de autores franceses dos
séculos XIX, XX e XXI abordadas a partir das redes lexicais, da sintaxe e dos elementos
culturais nelas contidos que servirão de fundamentação à interpretação;
4. consolidação da gramática e do léxico necessários para a realização das diferentes
tarefas comunicativas tais como a nominalização, discurso indirecto, comparativos,
modo passivo, acordo do particípio passado, negação e restrição, pronomes relativos
compostos, futuro anterior