Introdução aos Estudos Literários

Objectivos

Turma Estudos Portugueses

Os estudantes deverão desenvolver competências de leitura e compreensão de textos teóricos e literários, familiarizando-se com diferentes conceitos e modos de interpretação. Paralelamente, irão aprofundar os seus conhecimentos de textos fundamentais da tradição ocidental, confrontando obras da Antiguidade Clássica e da Modernidade. 

Turma LLC

a)Conhecer as principais problemáticas dos estudos literários através do estudo de algumas questões essenciais no âmbito da crítica e da teoria literárias;
b) Adquirir informação geral sistematizada e historicamente organizada sobre as problemáticas constantes do programa de estudo;
c) Conhecer abordagens críticas e esquemas conceptuais relevantes no contexto dos estudos literários;
d) Adquirir capacidade de reflexão crítica sobre o texto literário através da prática do comentário e da análise.

Caracterização geral

Código

711091111

Créditos

6.0

Professor responsável

Eduarda Gil Lopes Barata, Pedro Miguel Pimentel Sepúlveda de Gouveia Teixeira, Margarida Gouveia Esperança Pina Saraiva de Reffoios, Maria da Conceição de Albuquerque Emiliano Onofre Castel-Branco

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica

Bibliografia

Aristóteles. Poética. Trad. Ana Maria Valente. Pref. Maria Helena da Rocha Pereira. 4.ª Edição. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2011.
Eagleton, Terry. Introduction: What is literature?. In Literary theory: an introduction. Second Edition. Minnesota: University of Minnesota Press, 1996. 1-14.
Kafka, Franz. Os Filhos – três histórias. Trad. Álvaro Gonçalves. Lisboa: Assírio & Alvim, 2007.
Platão. A República. Int., trad. e notas Maria Helena da Rocha Pereira. 6.ª edição. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1990. 86-136, 451-477.
Sokel, Walter H. Beyond Self-Assertion: A Life of Reading Kafka. In A Companion to the Works of Franz Kafka. Edited by James Rolleston. Rochester & Suffolk: Camden House, 2002. 33-59.

Método de ensino

O ensino tem por base a exposição de conteúdos e a discussão em aula dos textos que os estudantes devem ler e preparar para cada sessão.

Método de avaliação

Assiduidade e participação nas aulas práticas(20%), Duas provas escritas presenciais (frequências), uma a meio e outra no final do período de aulas(80%)

Conteúdo

Turma Estudos Portugueses

A discussão de conceitos teóricos e modos de interpretação do texto literário acompanhará leituras de excertos de duas obras fundadoras da noção ocidental de literatura, A República de Platão e a Poética de Aristóteles. Estas obras serão confrontadas com posições teóricas e textos literários modernos, a partir de exemplos analisados em aula. Diferentes modalidades de leitura serão objeto de reflexão a partir de interpretações de poesia moderna e dos contos de Kafka A Sentença e A Transformação (A Metamorfose).

Turma Línguas, Literaturas e Culturas

1. O que poderá ser/fazer a literatura? O Conceito de Literatura e o Sistema Semiótico Literário

2. Evolução Literária e os períodos literários

3.Os Géneros Literários

4. A literatura como diálogo