Literatura Portuguesa Medieval

Objectivos

1. Compreender a génese da literatura portuguesa, integrando-a no contexto medieval português, ibérico e europeu;
2. Ser capaz de analisar textos poéticos e narrativos em galego-português e em português antigo;
3. Reconhecer as principais características estruturais (estilísticas, de género) da poesia e da narrativa medievais, bem como o seu valor imaginativo e estético;
4. Compreender as ligações que a poesia e a prosa medievais estabelecem com as literaturas portuguesa e ibérica posteriores;
5. Dominar os instrumentos teóricos e metodológicos mínimos necessários à leitura e estudo dos textos medievais.

 

Caracterização geral

Código

711091112

Créditos

6.0

Professor responsável

Ana Paiva Morais

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica

Bibliografia

Lopes, G. V. (2010). “The galician-portuguese as a literary language during Middle Ages”, em A Comparative History of Literatures in the Iberian Peninsula. Vol. I, Amsterdam: John Benjamins, pp. 396-412.
Júdice, N. (1989). O espaço do conto no texto medieval, Lisboa, Vega.
Tavani, G. (2002). Trovadores e jograis. Introdução à Poesia galego-portuguesa. Lisboa: Ed. Caminho.
Tavani, G., Lanciani, J. (1993). Dicionário da Literatura medieval galega e portuguesa. Lisboa: Ed. Caminho.
Mattoso, J. (1983). Narrativa dos Livros de Linhagens. Lisboa: Imprensa Nacional- Casa da Moeda.
Freire-Nunes, I. (ed.) (2005). A Demanda do Graal. (2a ed. revista). Lisboa: Imprensa Nacional- Casa da Moeda.

Método de ensino

60% aulas teóricas, que consistirão na exposição teórica das principais questões do programa, dando ênfase à contextualização poética e cultural das obras em estudo com recurso a bases de dados e sítios especializados na web; o recurso à plataforma Moodle é uma prática regular no processo de ensino-aprendizagem; 40% de aulas práticas, que consistirão na leitura e análise dos textos, exercícios (básicos) com os manuscritos, visualização e discussão de imagens e audição de música medieval, entre outras actividades.
Ensino presencial.

Método de avaliação

Assiduidade(10%), Dois testes escritos ou um teste escrito e um trabalho(80%), Participação nos trabalhos de aula(10%)

Conteúdo

Depois de uma introdução contextual, histórica e teórica, o programa desta disciplina percorrerá a literatura portuguesa medieval, centrando-se no estudo da poesia e da prosa dos finais do século XII até ao século XV. Assim, no que diz respeito à poesia, o estudo incidirá prioritariamente nas cantigas galego-portuguesas, que serão lidas e analisadas tanto de um ponto de vista genérico e global como de um ponto de vista mais específico (os diferentes géneros e tipologias das cantigas, o seu universo de sentido). As relações da poesia galego-portuguesa com as suas congéneres europeias serão também objecto de breve análise. No que respeita ao estudo da prosa, serão abordados vários géneros em formação, através de excertos de textos hagiográficos e prosa espiritual, textos de natureza mítica, prosa didáctica, cronística, fábulas e matéria de Bretanha de influência arturiana e cortês.