Espanhol C1.2

Objectivos

1. Completar o nível C1 do QECR (Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas). 
2. Desenvolver capacidades de aprendizagem com o objetivo de promover a autonomia. Investigar, reflectir e descrever sobre os diferentes aspectos da língua espanhola.
3. Se exprimir oralmente e por escrito de forma espontânea e fluente, sem dificuldade aparente em encontrar as expressões adequadas.
4. Apresentar os próprios pontos de vista com um alto grau de elaboração e formular ideias e opiniões com precisão.
5. Adequar o próprio discurso ao dos interlocutores.
6. Utilizar a língua de maneira flexível e eficaz para fins sociais, académicos e profissionais.
7. Apresentar descrições pormenorizadas sobre temas complexos articulando diferentes ideias e conceitos para chegar a uma conclusão apropriada. 
8. Desenvolver de forma aprofundada  a consciência intercultural e a relação língua-cultura(s).

Caracterização geral

Código

711111121

Créditos

6.0

Professor responsável

Coral Mateo Franquesa

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Espanhol

Pré-requisitos

Ter completado os níveis anteriores (A1, A2,  B1, B2 e C1.1). 

Bibliografia

1. AA.VV. (2008). Dominio. Madrid: Edelsa.
2. AA.VV. (ed. impressa 2005). Diccionario panhispánico de dudas (http://www.rae.es/recursos/diccionarios/dpd)
3.Matte Bon, Francisco (2ª ed., 1995). Gramática comunicativa del español, 1 y 2. Madrid: Edelsa
4.AA.VV. (2012). El Cronómetro. Manual de preparación del DELE C1. Madrid: Edinumen
5. Vallejo, I. (2021). El infinito en un junco. Madrid: Siruela.

Método de ensino

Actividades indutivas e dedutivas, formais e comunicativas, centradas numa ou várias actividades da língua (expressão, compreensão, interacção e mediação), tendo sempre em conta as necessidades dos alunos, favorecendo a integração de competências, a reflexão intercultural, a aprendizagem autónoma e o uso dos recursos digitais.
Regime de avaliação continua. Duas provas individuais escritas e presenciais; apresentações orais e trabalhos escritos. Será avaliada a competência comunicativa do utilizador, a correcção formal e a adequação, o uso de estratégias de aprendizagem, os conhecimentos sobre aspectos socioculturais do âmbito hispânico e a capacidade de reflexão crítica cultural.

Método de avaliação

Expressão oral e interação oral na aula (20%). Composições escritas (20%)(40%), Frequência: teste de conteúdos linguísticos, pragmáticos e culturais(40%), Prova de leitura: comentário de uma leitura extensiva(20%)

Conteúdo

1. Competência textual e competência crítica: as diferentes tipologias e as suas características em relação a sua função. Textos informativos (noticia, crónica), de opinião (artigo de opinião, entrevistas, críticas), de comunicação (notas, e-mails, memorandos, facturas) entre outros. 
2. Competência gramatical: orações comparativas e modais. Estilo indirecto. Formas não pessoais do verbo. Perífrases verbais e voz passiva.
3. Competência lexical: ampliação de vocabulário em todos os registos, dos cultismos às expressões familiares e coloquiais.
4. Competência pragmática/funcional: dar a opinião, expor o ponto de vista, escrever diferentes artigos informativos e especializados.  
5. Profundização em saberes, comportamentos e convenções socioculturais do mundo hispano.
6. Desenvolvimento de temas de actualidade tais como: a eutenasia, o terrorismo, movimentos migratorios, medicina alternativa, entre outros. 
7. Desenvolvimento de saberes e habilidades interculturais.