Objetivos
a) Conhecer o romantismo francês, relacionando-o com os movimentos congéneres de outras literaturas e culturas europeias;
b) Saber identificar alguns traços característicos do início da modernidade;
c) Ser capaz de articular os textos programáticos da época com a análise literária;
d) Ter capacidade crítica para analisar o pensamento teórico, sabendo articular alguns conceitos com a leitura das obras estudadas no programa.
Caracterização geral
Código
01101233
Créditos
6.0
Professor responsável
Márcia Liliana Seabra Neves
Horas
Semanais -
4
Totais -
168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Benjamin, W. (1990). Charles Baudelaire. Un poète lyrique à l´apogée du capitalisme. Paris: Payot.
Burgwinkle, W, Hammond, N. & Wilson, E. (Eds) (2011). The Cambridge History of French Literature. Cambridge: Cambridge University Press.
Hollier, D. (dir.) (1993). De la littérature française. Paris: Bordas.
Mélonio, F., Marchal, B. & Noiret, J. (2007). XIXe siècle. In Mélonio, F., Marchal, B., Noiray, J. & Compagnon, A. (dir.). La littérature française: dynamique et histoire. Paris: Folio, p. 295-541.
Tadié, J.-Y. (2007). La Littérature Française, 2. Paris: Folio.
Método de ensino
A unidade curricular funciona em sessões colectivas e presenciais. Procura-se um equilíbrio entre as sessões dinamizadas pela docente, de exposição de conteúdos teóricos sobre a envolvente contextual do autor e da produção das obras, a problemática da transmissão textual de textos antigos, com sessões de natureza prática, de comentário de textos literários e com recurso a bases de dados e sítios especializados na web. O recurso à plataforma Moodle é uma prática regular no ensino-aprendizagem.
Método de avaliação
Método de avaliação - Duas provas escritas presenciais (Frequências), uma a meio e outra no final do período de aulas (80%), Participação nas aulas práticas(20%)
Conteúdo
1- Características das grandes correntes literárias do Século XIX: Romantismo, Realismo, Naturalismo, Simbolismo.
2- Em busca de uma nova estética: a modernidade da poesia de Baudelaire em Les Fleurs du mal e o simbolismo de Rimbaud, o poeta “vidente” de Illuminations.
3- Modelos do romance realista e representações do ideal romântico em Le Rouge et le Noir de Stendhal e Madame Bovary de Flaubert.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: