Literatura Francesa do Século XVIII

Objetivos

a) Identificar os traços característicos do Iluminismo francês através da leitura de alguns textos poéticos e doutrinários mais representativos;
b) Apreender as características singulares do fenómeno literário no século XVIII (evolução do conceito de autor/a; diálogo com a filosofia e as artes; espaços e modalidades de transmissão);
c) Adquirir conhecimentos sobre os géneros literários mais cultivados no século XVIII;
d) Conhecer o estatuto e as características específicas do romance no século XVIII;
e) Aprender a analisar e a interpretar, numa perspetiva comparativa e crítica, as obras estudadas;
f) Adquirir autonomia para a investigação no âmbito da literatura francesa do século XVIII (pesquisa bibliográfica; análise crítica das fontes e da bibliografia; elaboração de um trabalho de reflexão pessoal). 

Caracterização geral

Código

01101244

Créditos

6.0

Professor responsável

Carlos Fonseca Clamote Carreto

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Brewer, Daniel (dir.) (2014). The Cambridge Companion to the French Enlightenment. Cambridge: Cambridge Univ. Press. 
BURGWINKLE, William, HAMMOND, Nicolas e WILSON, Emma (dir.) (2011). The Cambridge History of French Literature. Cambridge: Cambridge Univ. Press.
DARMON, Jean-Charles; DELON, Michel (dir.) (2006).Histoire de la France littéraire. Classicismes : XVIIe-XVIIIe siècles. Paris: PUF.
DELON, Michel.  «XVIIIe siècle» in TADIÉ, Jean-Yves (dir.) (2007). La littérature française: dynamique & histoire II. Paris: Gallimard, p. 9-294.
DARNTON, Robert (2002). Pour les Lumières défense, illustration, méthode. Bordeaux: Presses Universitaires de Bordeaux. 
GOULEMOT, Jean-Marie (2005). La Littérature des Lumières. Paris: A. Colin.
MASSON, Nicole (2003). Histoire de la littérature française du XVIIIe siècle. Paris: Honoré Champion.
OUTRAM, Dorinda (2005). The Enlightenment, Cambridge, Cambridge Univ. Press.
_______________  (2006), Panorama of the Enlightenment, Getty Publications

Método de ensino

• Aulas teóricas: 60%. Aulas práticas: 40%.
• Exposição teórica sobre os diferentes pontos do programa.
• Leitura crítica dos textos com os alunos e alunas. 
• Orientação tutorial, tendo em vista a elaboração do trabalho de investigação.

Método de avaliação

Método de avaliação - • 1 teste (60%), • 1 trabalho(30%), • Assiduidade e participação(10%)

Conteúdo

I – Literatura e ideologia no Século das Luzes: textos e contextos
1.1. As Luzes: ambições e limites de uma metáfora
1.2. O Filósofo e o Libertino: para uma nova pedagogia
1.3. O mundo do livro e da leitura: o conceito de autor/a e as novas formas de sociabilidade literária
1.4. Utopias e distopias: uma breve história das ideias no século XVIII
II – Formas e géneros literários: entre tradição e inovação
2.1. Diversidade e heterogeneidade da produção literária no século XVIII 
2.2. Olhares sobre o teatro: L’Île des esclaves de Marivaux
2.3. Um a estética da brevidade: o conto filosófico (Candide de Voltaire)
III – O romance redimido
3.1. O estatuto paradoxal do romance na poética clássica
3.2. Narrativa na primeira pessoa e cultura da sensibility: Manon Lescaut de Prévost
3.3. A retórica da carta e romance epistolar : a (des)construção da autenticidade (Les Liaisons dangereuses de Choderlos de Laclos)
3.4. J.-J. Rousseau: a tentação autobiográfica a história de uma impossibilidade