Literatura Portuguesa do Século XIX

Objetivos

Turma A:

 Obter conhecimento geral da história literária portuguesa do século XIX e um conhecimento específico dos textos estudados no programa e de parte da respetiva bibliografia passiva. Investigar as relações da literatura portuguesa com os desenvolvimentos pós-românticos da literatura europeia. O curso desenvolverá competência de argumentação crítica para a participação oral ou escrita em debates sobre literatura oitocentista, nomeadamente através da escrita de um ensaio final.

Turma B:

 Em «Literatura Portuguesa do Século XIX» procura-se proporcionar um conhecimento geral da produção literária do período, fazer o enquadramento dos seus vários momentos no contexto dos fenómenos europeus paralelos. Busca-se identificar antecedentes teóricos (continuidades e rupturas) a partir da leitura e discussão orientada de textos da bibliografia proposta

Caracterização geral

Código

711091115

Créditos

6.0

Professor responsável

António Manuel Martins Gomes, Gustavo Maximiliano Florencio Rubim

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica.

Bibliografia

Turma A
- Baptista, Abel Barros, Futilidade da Novela, Campinas, Unicamp, 2012.
- Buescu, Helena C. (org.), Dicionário do Romantismo Literário Português, Lisboa, Caminho, 1997.
- Ferraz, Maria de Lurdes, Ensaios Oitocentistas, Porto, Caixotim, 2011.
- Lourenço, Eduardo, O Labirinto da Saudade, Lisboa, Gradiva, 2000.
- Monteiro, Ofélia Paiva e Santana, Helena, Almeida Garrett: um romântico, um moderno, Lisboa, IN-CM, 2003.

Turma B
Barbas, Helena, 1995, «Almeida Garrett o Trovador Moderno». Lisboa: Salamandra. 1995.
Braga, Teófilo, 1987, «História do Romantismo em Portugal» [1880] vols. I-II, Lisboa: Círculo de Leitores.
Herculano, Alexandre, 1986, «Poesia – Imitação-Belo-Unidade» [1835], «Opúsculos V», ed. Jorge Custódio e José Manuel Garcia, Lisboa: Presença.
Kant, Emanuel, 1992, «Crítica da Faculdade do Juízo», trad. António Marques, Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
Oliveira Martins, J. P., 1986, «Portugal contemporâneo» [1881]. Lisboa: Guimarães Editores, (9ª. ed.). 2 vols.

Método de ensino

Turma A e B
Aulas expositivas (60%), aulas práticas de discussão e análise de textos, apresentação e discussão de trabalhos individuais (40%).

Método de avaliação

Método de avaliação - prova escrita presencial(50%), um trabalho escrito final não-presencial(50%)

Conteúdo

Turma A

- O Romantismo europeu e as especificidades do Romantismo em Portugal: a dimensão etnográfica ou a literatura como interpretação da nação. Teoria literária e projeto narrativo de Alexandre Herculano. Do mito do Poeta à reinvenção do romance em Almeida Garrett.

- Camilo Castelo Branco e a poética da novela.

- Literatura, contestação e crítica cultural na Questão do Bom Senso e do Bom Gosto e na produção literária da Geração de 70.

- O realismo e a narrativa queirosiana.

- Cesário Verde e Camilo Pessanha: o problema da modernidade em poesia.

 

Turma B

O Século XIX - do Romantismo ao Simbolismo

1. Configuração do paradigma romântico.

2. Realismo(s) e Naturalismo(s).

3. Parnasianismo e Simbolismo na poesia.