Literatura Geral e Comparada

Objectivos

a)Conhecer e problematizar as questões levantadas pela Literatura Comparada, através da definição dos respectivos objectos e métodos de trabalho.
b)Desenvolver o conhecimento da evolução e renovação das escolas comparatistas para além das fronteiras da Europa e dos Estados Unidos, enfatizando os conceitos literários e culturais alternativos que aquelas propõem. 
c)Estudar, comparativamente, as transformações do género literário, através da leitura crítica de prosa narrativa breve. 

Caracterização geral

Código

711111111

Créditos

6.0

Professor responsável

Alda Maria Jesus Correia

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Bassnett, S. (1995). Comparative Literature – a Critical Introduction. Oxford: Blackwell. 
Damrosch, D. et al.(2009). The Princeton Sourcebook in Comparative Literature - from the European Enlightenment to the Global Present. Princeton: Princeton UP.
Fowler, A. (1982). Kinds of Literature. An Introduction to the Theory of Genres and Modes. Oxford: Clarendon Press.
March-Russel, P. (2009). The Short Story -an introduction. Edinburgh: Edinburgh UP. 
May, C. (1995). The Short Story - The Reality of Artifice. New York: Twayne. 

Método de ensino

Aulas expositivas (50%); aulas práticas (50%). As aulas práticas basear-se-ão em leitura e comentário de textos: apresentação, discussão crítica e análise comparativa pelos alunos e docente dos textos teóricos e literários propostos.

 

Método de avaliação

Método de avaliação - Realização de um teste de avaliação(50%), apresentação e defesa de um ensaio, individual sobre textos previamente seleccionados(50%)

Conteúdo

Literatura Comparada: objecto, método e propostas de definição. Escolas e áreas disciplinares.
• A Literatura Comparada depois dos anos 90: novos modelos, conceitos alternativos e abordagens pós-coloniais. A evolução da área. A crise da Literatura Comparada e as relações com a ciência.
   O estudo das transformações dos géneros.  O conto, a sua evolução histórica e o problema da respectiva classificação como género literário. Teorização e reflexão crítica sobre o conto. O ciclo de contos.
• Análise comparativa de textos que permitam entender a evolução do género:
• A narrativa bíblica, a fábula, o conto popular, o sketch e outras formas simples.
• Os contos das Mil e Uma Noites e o Decameron de Boccaccio
• O conto romântico e gótico
• Gogol e Tchekov
• E. A. Poe, Washington Irving e O. Henry 
• Maupassant. O regionalismo.
• O conto modernista: J. Joyce, K. Mansfield; o conto pós-modernista.
   O conto latino-americano e o realismo mágico. Minimalismo. 
   Conto e imagem .     

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: