Leituras Orientadas
Objetivos
Turma A e B
a)Adquirir um conhecimento de teorias e métodos de análise do texto literário;
b)Aplicar conhecimentos teóricos e metodológicos de abordagem do texto literário à análise de texto ou obras oriundas de vários horizontes temporais, linguísticos e culturais;
c)Adquirir a competência de redação de um comentário de texto, utilizando adequadamente as normas de composição de um ensaio.
Turma C
a) Facultar uma perspectiva panorâmica da literatura inglesa medieval até ao final do séc. XIV, estudando-se algumas obras principais;
b) Delinear traços de uma identidade literária em constante interacção com a Europa aquém-Mancha;
c) Estimular as capacidades de pesquisa, recolha, análise e interpretação autónomas de informação por parte dos estudantes, tendo em vista a produção de reflexões próprias e juízos críticos.
Caracterização geral
Código
711111112
Créditos
6.0
Professor responsável
Alda Maria Jesus Correia, Miguel Nuno Mercês de Mello de Alarcão e Silva, Eduarda Gil Lopes Barata
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Turma A e B
COMPAGNON, Antoine. 2007. La Littérature pour quoi faire ? Paris: Fayard [Para que serve a literatura? Lisboa: Deriva, 2010]
ECO, Umberto. 1993. Leitura do Texto Literário – Lector in Fabula. Lisboa: Presença.
REIS, Carlos. 2001. O conhecimento da literatura. Introdução aos estudos literários.Coimbra: Almedina.
ROGER, Jérôme. 2007. La Critique littéraire. Paris: Armand Colin.
SILVA, Vítor Aguiar e, Teoria da Literatura. Coimbra : Coimbra Almedina, 1986.
Turma C
I – ALEXANDER, Michael, trad. (1984), Beowulf. Harmondsworth: Penguin Books Ltd., <Penguin Classics>.
.................................................... (1982), The Earliest English Poems. Harmondsworth: Penguin Books Ltd., <Penguin Classics>.
GORDON, R. W., ed./trad. (1977), Anglo-Saxon Poetry. London: J. M. Dent & Sons, Ltd., <Everyman's Library>.
KENNEDY, Charles, ed./trad. (1960), An Anthology of Old English Poetry. New York: Oxford University Press.
STONE, Brian trad. (1986), Medieval English Verse. Harmondsworth: Penguin Books Ltd., Penguin Classics
TREHARNE, Elaine, ed (2000), Old and Middle English: an Anthology. Oxford: Blackwell Publishers Ltd., <Blackwell Anthologies>.
II – STONE, Brian, ed./trad. (1982), Sir Gawain and the Green Knight. Harmondsworth: Penguin Books Ltd., <Penguin Classics>.
III – CHAUCER, Geoffrey (1982), The Canterbury Tales. Ed./trad. Nevill Coghill. Harmondsworth: Penguin Books Ltd., <Penguin Classics>.
Obs: Poderão ser utilizadas edições mais recentes dos textos primários.
Método de ensino
Apresentação das metodologias apropriadas para a análise de ficção e de poesia.
Exemplos de análise através de excertos ou de obras na totalidade, com a referência a estudos feitos por críticos. Orientação individual dos trabalhos de análise feitos sobre as obras indicadas no programa.
Leccionação maioritariamente expositiva, reservando-se, no final de cada aula, um curto período para debate, comentários e esclarecimento de dúvidas, além do acompanhamento das investigações a efectuar pelos estudantes.
Elaboração e redacção de um ensaio final (máx. 12 págs., A4): 100%.
Método de avaliação
Turma A e B - Avaliação contínua; realização de uma frequência(50%), elaboração de um ensaio em modelo a definir com o docente(50%)# Turma C - Elaboração e redacção de um ensaio final (máx. 12 págs., A4)(100%)
Conteúdo
Turma A e B
I. Questões teóricas
1.1. A crítica literária: ambições e limites
1.2. Circunscrever o objeto literário: perspectivas críticas
1.3. O lugar do leitor
II. As palavras e as coisas: literatura e nomeação
2.1. O legado de Saussure
2.2. Questionar e nomear (a experiência de Perceval o Gaulês)
2.3. O lugar do observador (La meninas de Velasquez)
III. A biblioteca de Babel: da literatura como relação
3.1. A inventio literária
3.2. Intertextualidade e Écfrase
3.3. «O manto diáfano da fantasia»: literatura, ficção, história
3.4. Literatura comparada e literatura-mundo
IV. Formas
4.1. Forma literária e cosmovisão
4.2. Poesia lírica
4.3. Singularidades do texto dramático
4.4. O princípio narrativo
4.5. Hibridismos
Turma C
I – A literatura do período anglo-saxónico (sécs. VII-XI):
I.1. Introdução;
I.2. O corpus religioso;
I.3. O corpus secular.
II – A literatura do período anglo-francês (sécs. XI-XIII):
II.1. Introdução;
II.2. A “Matéria da Bretanha”;
II.3. A "Matéria de Inglaterra".
III – A transição para (um)a literatura inglesa (séc. XIV):
III.1. Introdução;
III.2. O corpus religioso;
III.3. O corpus secular;
III.4. O ressurgimento do verso aliterado;
III.5. Geoffrey Chaucer.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Estudos Espanhóis e Alemães
- Estudos Franceses e Alemães
- Estudos Franceses e Espanhóis
- Estudos Ingleses e Alemães
- Estudos Ingleses e Espanhóis
- Estudos Ingleses e Franceses
- Estudos Ingleses e Norte-Americanos
- Estudos Portugueses e Alemães
- Estudos Portugueses e Espanhóis
- Estudos Portugueses e Franceses
- Estudos Portugueses e Ingleses