Objetivos
a) Adquirir um conhecimento geral da cultura inglesa oitocentista (Eras Romântica e Vitoriana);
b) Aperfeiçoar conhecimentos em relação a um leque específico de tópicos relevantes para o estudo da cultura inglesa oitocentista;
c) Identificar a influência da Grã-Bretanha oitocentista no seu tempo e a contemporaneidade do legado vitoriano;
d) Desenvolver competências de pesquisa e de problematização na área dos estudos culturais;
e) Elaboração de uma frequência e de apresentações orais nas aulas (individuais ou em grupos de um máximo de três alunos).
Caracterização geral
Código
01101123
Créditos
6.0
Professor responsável
João Paulo Ascenso Pereira da Silva
Horas
Semanais -
4
Totais -
168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Domínio fluente das línguas portuguesa e inglesa. As aulas serão leccionadas em português, com eventual apoio tutorial em inglês para os alunos Erasmus.
Bibliografia
- Boyd, K. & McWilliam, R. (Eds.) (2007). The Victorian Studies Reader. London and New York: Routledge.
- Gilmour, Robin (1993). The Victorian Period, The Intellectual and Cultural Context of English Literature, 1830-1890. Harlow, Essex: Longman.
- Harvie, C. & Matthew, H. C. G. (2005). Nineteenth-Century Britain: A Very Short Introduction. Oxford: Oxford University Press.
- McCalman, Ian (ed.) (2001). An Oxford Companion to the Romantic Age. British Culture 1776- 1832. Oxford /New York: Oxford University Press.
- Newsome, David (1997). The Victorian World Picture. London: Fontana.
- O´Gorman, F. (Ed.) (2010). The Cambridge Companion to Victorian Culture. Cambridge: Cambridge University Press.
- Ramos, I. F. (2014). Matrizes Culturais: Notas para um Estudo da Era Vitoriana. Lisboa: Edições Colibri.
- Tucker, Herbert F. (ed.) (1999). A Companion to Victorian Literature and Culture. Oxford: Blackwell Publishers.
- Wilson, A. N. (2003). The Victorians. London: Arrow Books.
Método de ensino
Exposição teórica, destinada a fornecer um contexto histórico, ideológico, filosófico e crítico para a posterior abordagem dos autores e obras seleccionadas; aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em análises dos tópicos, textos e matérias programáticas; discussão em grupo das interpretações da bibliografia crítica; acompanhamento docente da investigação e estudo conducentes à preparação dos trabalhos e da frequência.
Método de avaliação
Método de avaliação - A Avaliação será efectuada através de intervenções dos alunos na aula(10%), apresentação de pequenos trabalhos de pesquisa ou análise textual, a realizar individualmente ou em grupos (máximo três alunos)(30%), uma frequência no final do semestre(60%)
Conteúdo
1. Introdução histórica e cultural. A "Era das Revoluções" e o seu impacte no Reino Unido.
1.1. Factos e personalidades.
1.2. Conceitos e temáticas.
2. O impacto da revolução económica dos séculos XVIII e XIX e subsequentes reformas políticas e sociais na Era Vitoriana.
2.1. Ideologias políticas e evolução do sufrágio.
2.2. Utilitarismo e liberalismo económico.
2.3. Expansionismo e imperialismo.
3. Debate científico e intervenção artística na cultura vitoriana.
3.1. Progresso científico e tecnológico.
3.2. Criacionismo e evolucionismo.
3.3. Tendências artísticas e estéticas.
4. Tradição e modernidade.
4.2. O legado vitoriano.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: