História da Inglaterra

Objetivos

a) Obter uma visão panorâmica sobre a História de Inglaterra;
b) adquirir conhecimentos específicos sobre cada época e sobre os acontecimentos específicos de cada uma;
c) analisar criticamente os textos propostos para leitura e discussão;
d) conhecer a bibliografia sobre os assuntos estudados;
e) desenvolver competências de investigação orientadas para o domínio de diferentes períodos da História de Inglaterra.

Caracterização geral

Código

01101166

Créditos

6.0

Professor responsável

Gabriela Ferreira Gandara da Silva e Borges Terenas

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Faria, Luísa Leal de (1996). Sociedade e Cultura Inglesas.Lisboa: Universidade Aberta.
Ferro, Marc (2008). A Grande Guerra, 1914-1918. Trad. Stella Lourenço. Lisboa: Edições 70.
Hobsbawm, Eric (1995). Age of Extremes: the Short Twentieth Century, 1914-1991. London: Abacus.
James, Lawrence (1994). The Rise and Fall of the British Empire. London: Little, Brown.
Kenyon, J.P. (s.d.) A Dictionary of British History. Shere Books.
Magnusson, Magnus (2001). Scotland. The Story of a Nation. New York: Atlantic Monthly Press.
Newsome, David (1998). Victorian World Picture. Perceptions and Introspections in an Age of Change. London: Fontana Press.
Pugh, Martin (1999). State and Society. A Social and Political History of Britain 1870-1997. London: Arnold.
Robbins, Keith (1995). Nineteenth Century Britain: Integration and Diversity. Oxford: Clarendon Press.
Schama, Simon (2002). A History of Britain. London: BBC Worldwide, 3 volumes.

Método de ensino

Exposição teórica destinada a fornecer informação geral e específica sobre repectivamente as principais fases da História de Inglaterra  e os acontecimentos mais marcantes em cada período; discussão em grupo de bibliografia crítica seleccionada e previamente lida pelos estudantes; acompanhamento do docente no estudo e na investigação conducentes à preparação para o teste e a elaboração do trabalho de grupo.

Método de avaliação

Métodos de Avaliação - apresentação oral de um trabalho de investigação sobre um tópico relacionado com o programa, a realizar em pequenos grupos (idealmente constituídos por dois alunos)(40%), participação em aula na discussão e análise de textos seleccionados(5%), teste escrito presencial(55%)

Conteúdo

Introdução
1. A Idade Média: o Período Anglo-Saxónico, a Conquista Normanda, a Magna Carta, as Guerras dos Cem Anos e da Rosas e as Origens e Evolução do Parlamento até ao séc. XVII (450-1603)
2. Da Reforma à Revolução de 1688: A Questão Religiosa, a Reforma Anglicana e o Puritanismo, a Era Isabelina, a Revolta Parlamentar e a Glorious Revolution (1425-1688)
3. Da Era das Revoluções às Guerras Napoleónicas: A Revolução Científica, o Mercantilismo Inglês, as Revoluções Agrária e Industrial e a Intervenção Britânica nas Guerras Napoleónicas (1627-1815)
4. A Era Vitoriana: Periodização e Expansão Económica, Soiedade e Mentalidade Vitorianas, Reformas Políticas e Sociais e Império e Política Externa (1830-1914)
5. Crises e Guerras Mundiais: Intervenção da Grã-Bretanha na Primeira Grande, Intervenção da Grã-Bretanha na Segunda Guerra Mundial, o "Welfare State" e a Descolonização e a Formação da Commonwealth (1914-1960)