Literatura Norte-Americana
Objetivos
a) Adquirir uma visão global da literatura norte-americana, desde os tempos coloniais até à segunda década do século XX.
b) Enquadrar as obras e os respectivos autores no respectivo contexto histórico-cultural.
c) Assimilar as características específicas da produção literária norte-americana durante o período em estudo.
d) Analisar, de uma perspectiva crítica, os textos dos autores norte-americanos seleccionados.
Caracterização geral
Código
711121050
Créditos
6.0
Professor responsável
Isabel Maria Lourenço de Oliveira
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
Ruland, Richard and Bradbury, Malcolm (eds.). 1991. From Puritanism to Post-Modernism. A History of American Literature, N.Y.: Routledge.
Donaldson, Scott (ed.). 1996. The Cambridge Companion to American Literature, N.Y.: Cambridge University Press.
Harding, Brian. 1982. American Literature in Context II. 1830-1865, N.Y.: Methuen.
Hook, Andrew. 1983. American Literature in Context III. 1865-1900, N.Y.: Methuen.
Lee, Brian. 1987. American Fiction. 1865-1940, London and New York: Longman.
Bibliografia
Ruland, Richard and Bradbury, Malcolm (eds.). 1991. From Puritanism to Post-Modernism. A History of American Literature, N.Y.: Routledge.
Donaldson, Scott (ed.). 1996. The Cambridge Companion to American Literature, N.Y.: Cambridge University Press.
Harding, Brian. 1982. American Literature in Context II. 1830-1865, N.Y.: Methuen.
Hook, Andrew. 1983. American Literature in Context III. 1865-1900, N.Y.: Methuen.
Lee, Brian. 1987. American Fiction. 1865-1940, London and New York: Longman.
Método de ensino
40% (prática) 60% (teórica)
A análise dos textos primários será privilegiada pelo docente, acompanhada pelo estudo dos contextos em que as obras foram produzidas. A leitura e comentário de estudos e ensaios sobre as obras, bem como sobre os respectivos contextos, será supervisionada por forma a que os estudantes possam desenvolver a sua própria capacidade crítica.
Método de avaliação
Método de avaliação - Avaliação composta pela participação activa nas aulas, produção de apresentação oral na aula sobre uma das obras (individual ou em grupo) e teste escrito final. (100%)
Conteúdo
Introdução aos pressupostos da cadeira: uma visão geral da literatura americana desde os tempos coloniais até à segunda década do século XX.
O território e o legado puritano
John Smith, A Description of New England (selecção)
John Winthrop, A Model of Christian Charity
Poemas de Anne Bradstreet (selecção)
A procura de uma identidade e literatura nacionais
A influência iluminista
Benjamin Franklin, Information to Those Who Would Remove to America
A influência transcendentalista
Ralph Waldo Emerson, “Self-Reliance”
Henry David Thoreau, “On Civil Disobedience”
Vozes individuais
Herman Melville, “Bartebly, the Scrivener”
Nathaniel Hawthorne, “The Minister’s Black Veil”
Edgar Allan Poe, “The Black Cat”
Poemas de Walt Whitman (selecção)
Poemas de Emily Dickinson (selecção)
A transição para o século XX
Mark Twain, The Adventures of Huckleberry Finn
Stephen Crane, The Open Boat
A procura de respostas na década de 20, do século XX
F. Scott Fitzgerald, The Great Gatsby
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: