Inglês B2.1

Objetivos

O aluno deve: a) começar a atuar ao nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência (utilizador intermédio) b) começar a mostrar consciência intercultural e desenvolver o conhecimento da relação cultura/língua c) exprimir-se de forma bastante fluente e espontânea para fins sociais, académicos e profissionais, pode participar de forma bastante ativa nas discussões (mediação – QECR-CV) sobre temas familiares e apresentar descrições bastante claras e detalhadas sobre temas de interesse pessoal (descritor de fala alargado de acordo com os descritores B2) d) revelar compreensão razoável de um leque de textos intermédios, incluindo textos factuais, literários e especializados e começar a olhar para distinções de estilo e) produzir textos escritos razoavelmente claros e bem estruturados sobre temas do dia-a-dia, começando a utilizar padrões organizacionais, conectores e dispositivos coesos e para demonstrar a sua consciência do registo formal/informal

 

Caracterização geral

Código

711121061

Créditos

6.0

Professor responsável

Sheila Brannigan, David Swartz, Zoe Jayne Taylor, Raquel Campos Ferreira da Silva, Julie Parker Mason

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

Inglês: Nível B2

Bibliografia

A collection of selected readings available on campus to students. Carter, R. & McCarthy, M. (2006) Cambridge Grammar of English. Cambridge University Press; Cottrell S, (2005), Critical Thinking Skills: Developing Effective Analysis and Argument. Palgrave; Gairns, R. & Redman, S. (2009) Oxford Word Skills Advanced. Oxford University Press McCarthy, M. & O’Dell, F. (2006) English Vocabulary in Use Advanced (with CD) Cambridge University Press¸Vince, M. & French, A. (2011) IELTS Language Practice: English Grammar and Vocabulary. Macmillan; 

#

David Crystal (2019) The Cambridge Encyclopedia of English Language.
Cambridge University Press.

Método de ensino

O curso emprega uma abordagem centrada no aluno e metodologia baseada em tarefas, com a ajuda de textos autênticos e recursos digitais. A discussão é um elemento-chave muitas vezes precedido pela leitura ou audição e/ou análise e acompanhado por trabalho escrito/investigação contínua por parte dos estudantes.  Método comunicativo e dialógico com uma abordagem intercultural baseada em tarefas, que procuram estimular a interação e promover a aprendizagem cada vez mais autónoma, girando em torno de uma série de tópicos. A discussão é um elemento-chave muitas vezes precedido pela leitura ou audição e/ou análise e acompanhado por trabalho escrito/investigação contínua por parte dos estudantes. As tarefas baseadas em competências requerem competências linguísticas e extra-linguísticas. Abordagem indutiva para alargar o conhecimento gramatical e lexical.

Método de avaliação

Métodos de Avaliação - 3 trabalhos escritos (60%), Participação activa nas aulas e assiduidade(20%), Um trabalho oral 20%;(20%)

Conteúdo

O curso aborda temas sociais e culturais atuais e em curso. Um portfólio de recursos de aprendizagem, dicionários, uma referência gramatical e fontes online fornecem a base do curso. Isto permite analisar uma série de textos literários, culturais e jornalísticos. Programas e filmes de TV e online são usados para se concentrar em estilo, conteúdo, uso da linguagem e competência intercultural. As tarefas de aprendizagem e avaliação proporcionam oportunidades regulares de expressão escrita e falada e desenvolvimento de competências e conhecimentos linguísticos em resposta às necessidades dos alunos.
Escrita - cartas formais, ensaios e narrativas
Fala - habilidades de apresentação, pronúncia
Competência intercultural - discussão de referências culturais
Lexis - colocações, dispositivos coesos, expressões idiomáticas, frases substantivas, dispositivos retóricos
Gramática - artigos, padrões verbos, preposições dependentes
Edição/revisão - identificar e corrigir erros.