Inglês C1.1
Objetivos
O aluno deve ser capaz de:
a) funcionar ao nível de C1 do Quadro Europeu Comum De Referência (utilizador proficiente)
b) desenvolver a consciência intercultural e aprofundar o conhecimento da relação cultura/língua
c) exprimir-se oralmente de forma espontânea e fluente para fins sociais, académicos e profissionais
d) compreender uma vasta gama de textos complexos, incluindo textos literários e não literários e textos especializados, distinguindo estilos
e) produzir textos claros, bem estruturados e detalhados sobre temas complexos utilizando corretamente os mecanismos de organização, articulação e coesão textual
f) pesquisar o conteúdo dos textos a escrever utilizando a internet e recursos bibliográficos
g) manter, de forma consistente, um bom grau de exatidão gramatical e seleccionar um leque de termos para se exprimir sobre uma vasta gama de tópicos
h) ser responsável pela sua própria aprendizagem, sabendo desenvolver as competências que conduzam à autonomia.
Caracterização geral
Código
711121063
Créditos
6.0
Professor responsável
Eva Louise Kakoma, Zoe Jayne Taylor, Richard Denman Sidaway, Raquel Campos Ferreira da Silva, Bernard Adrian L'Estrange
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
Alunos do segundo ano: aprovação na disciplina de inglês B2.2
Alunos do primeiro ano: se tiver obtido 18 valores na prova de ingresso e puder comprová-lo e/ou se for detentor de um certificado Cambridge – CAE, CPE ou 7 point IELTS e apresentar toda a documentação como prova, e/ou terão feito a prova de aferição no início do semestre. Inscrição de alunos do 1º ano mediante a aprovação da coordenadora ou docentes da língua
Bibliografia
A disponibilizar brevemente
Método de ensino
Método comunicativo e dialógico com uma abordagem intercultural baseada em tarefas visando estimular a interacção e promover uma aprendizagem cada vez mais autónoma, desenvolvida em torno de um série de temas. A discussão é um elemento chave precedida pelo input escrito ou falado e/ou análise, e seguida por tarefas escritas/investigação pelos alunos. As tarefas fazem apelo às capacidades e competências linguísticas e extra-linguísticas. Abordagem indutiva para aprofundar o conhecimento gramatical e lexical. Utilização frequente da internet e meios áudio-visuais.
Método de avaliação
Métodos de Avaliação - 1 trabalho oral(20%), 3 textos escritos de gêneros distintos(60%), Participação activa nas aulas (inclui assiduidade), competências orais e indícios de desenvolvimento autónomo de aprendizagem(20%)
Conteúdo
Este curso aborda temas sociais e culturais de interesse. Um portfólio de recursos de aprendizagem , dicionários, uma referência gramatical e fontes de informação online constitui a base do curso. Isso permite a análise de uma gama de textos literários, culturais e jornalísticos. Programas online e de televisão e filmes são também usados para focar no estilo, conteúdo, uso da língua e competência intercultural. Tarefas de aprendizagem e avaliação oferecem oportunidades regulares para a expressão escrita e oral e para desenvolver competências e conhecimentos da língua.
Escrever - cartas formais, ensaios e narrativas
Competência intercultural - Discussão de referências culturais
Léxico - colocações, coesão textual, expressões idiomáticas, formação de substantivos, dispositivos retóricos
Gramática - artigos, revisão da frase verbal, preposições
Revisão de texto - identificação e correção de erros
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: