Inglês C1.3
Objetivos
a) alcançar o nível C1 do Quadro Europeu Comum de Referência
b) adquirir maior consciência intercultural e aprofund
c) ser capaz de escrever textos de forma coerente, clara e bem estruturada num estilo apropriado, com elevado grau de precisão gramatical, demonstrando bom controlo de um leque alargado de itens lexicais
d) ser capaz de compreender textos escritos extensos, complexos e contemporâneos, tais como artigos de opinião sobre assuntos socias e culturais, e artigos especializados
e) ser capaz de exprimir-se oralmente de forma espontânea e fluente, com elevado grau de precisão, e de interagir em qualquer discussão com poucas limitações
f) ser capaz de compreender uma longa exposição oral, mesmo sobre um tema mais complexo, com raras dificuldades
g) saber analisar e dominar o sistema gramatical da língua inglesa
h) ser responsável para a sua própria aprendizagem, sabendo desenvolver as competências que conduzem à autonomia
Caracterização geral
Código
711121065
Créditos
6.0
Professor responsável
Eva Louise Kakoma, David Swartz, Julie Parker Mason, Bernard Adrian L'Estrange
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
Aprovado na disciplina inglês C1.2
Bibliografia
Carter, R. and McCarthy, M. (2006). Cambridge Grammar of English. Cambridge University Press.
Cotrell S, (2005). Critical Thinking Skills: Developing Effective Analysis and Argument. Palgrave.
de Chazal, E. and Moore, J. (2013) Oxford EAP Advanced: A Course in English for Academic Purposes. Oxford University Press.
Foley, M. and Hill, D (2003) Advanced Learner’s Grammar. Harlow: Longman.
Gairns, R. & Redman, S. (2009) Oxford Word Skills Advanced. Oxford University Press.
Gillet, A., Hammond, A. and Martala, M. (2009) Successful Academic Writing. Pearson Longman.
Hewings, M. (2010) Cambridge Grammar for CAE and Proficiency. Cambridge University Press.
Método de ensino
Método comunicativo e dialógico com uma abordagem intercultural baseada em
tarefas visando estimular a interacção e promover uma aprendizagem cada vez mais
autónoma, desenvolvida em torno de um série de temas. Discussão é um elemento
chave precedida amiúde por input escrito ou falado e/ou analise e seguida por
tarefas escritas/investigação pelos alunos. As tarefas fazem apelo às capacidades e
competências linguísticas e extra-linguísticas. Abordagem indutiva para aprofundar o
conhecimento gramatical e lexical. Utilização frequente do internet e meios áudio-
visual.
Método de avaliação
Método de avaliação - 1 trabalho oral(20%), 3 textos escritos de géneros distintas(60%), Participação active nas aulas (incl. assiduidade, competencias orais e indícios de desenvolvimento autónomo de aprendizagem(20%)
Conteúdo
O curso é centrado em temas de índole social, cultural e actual. Os principais temas
são: <Estranhos>(Pos Colonialismo, imigração, identidade cultural; Conflitos
populacões indigenas Liberdade (Ecravitude - histórico e moderna, o <Politicamente
Correto>); Os Sentidos (metaforos, simile, literatura descritivo) Os temas conduzem à
analise e desenvolvimento das seguintes competências e áreas:
Escrever – resumos; o texto narrativo/descritivo; o texto discursivo/exposição;
Falar – pronúncia (entoação); estratégias de conversação; técnicas de debate
Competência intercultural - identificação, descodificação e discussão de referências
culturais
Léxico – expressões idiomáticas; coloquialismos; colocações
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: