Inglês C2.2

Objetivos

Este curso, centrado no aluno, tem por objetivo desenvolver a sua competência
linguística e comunicativa tal como descrito no nível C2 do Quadro europeu
comum de referência para as línguas (QECR):
É capaz de compreender sem dificuldade praticamente tudo o que lê ou ouve;
É capaz de reconstituir factos e argumentos de fontes diversas, escritas e
orais, resumindo-as de forma coerente;
É capaz de se exprimir de forma espontânea, fluente e precisa e de distinguir
pequenas diferenças de sentido;
Pode lidar de forma eficaz com a comunicação em espaços virtuais, ajustando
sua linguagem de forma adequada para se comunicar efetivamente;
É capaz de saber utilizar estratégias comunicativas e um pensamento crítico na
elaboração e edição de textos variados;
É capaz de ser responsável pela sua própria aprendizagem, sabendo
desenvolver as competências que conduzam à autonomia.

Caracterização geral

Código

711121067

Créditos

6.0

Professor responsável

Eva Louise Kakoma, Sheila Brannigan

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

Aprovação na disciplina de Inglês C2.1

Bibliografia

Learning Resources Portfolio: A portfolio of learning resources provided by the
teacher, entailing a wide range of reading texts incorporating abstract and
structurally and linguistically complex texts. In addition, students are expected
to be reading and listening extensively in English in their own areas of specialist
interest.
Optional:
Carter, R. and McCarthy, M. (2006) Cambridge Grammar of English. Cambridge
University Press.
Cottrell S, (2005), Critical Thinking Skills: Developing Effective Analysis and
Argument. Palgrave.
Gairns, R. and Redman, S. (2009) Oxford Word Skills Advanced. Oxford
University Press.
Gillet, A., Hammond, A. and Martala, M. (2009) Successful Academic Writing.
Pearson Longman.
Hewings, M. (2010) Cambridge Grammar for CAE and Proficiency. Cambridge
University Press.
Vince, M. and French, A. (2011) IELTS Language Practice: English Grammar and
Vocabulary. Macmillan

Método de ensino

O curso desenvolve uma metodologia centrada nos alunos e baseada em
tarefas, através de textos autênticos e recursos digitais. Discussão é um
elemento chave precedida amiúde por input escrito ou falado e/ou analise e
seguida por tarefas escritas/investigação pelos alunos.

Método de avaliação

Método de avaliação - dois trabalhos orais(30%), participação activa nas aulas (inclui assiduidade), competencias orais e indícios de desenvolvimento autónomo de aprendizagem(10%), pelo menos três textos escritos(60%)

Conteúdo

O curso é centrado em temas de índole social, cultural e actual. Os temas são
selecionados de acordo com os interesses e objetivos dos alunos. Para tal
analisam-se textos autênticos, orais e escritos, desenvolvendo em simultâneo
as competências comunicativas. O programa é composto por actividades que
têm como objectivo estimular o desenvolvimento de nível mestria, da
consciencialização da língua e estratégias para uma aprendizagem autónoma.