Problemáticas em História

Objectivos

Pretende-se que os estudantes adquiram: um conhecimento aprofundado sobre as principais problemáticas teóricas da historiografia atual; pensamento crítico; capacidade para escolher um sector de especialização, para planificar e para concretizar o trabalho exigido pela unidade curricular, bem como para utilizar essas competências na preparação da investigação da sua tese; capacidade para ser criativo no desenvolvimento de ideias e na prossecução dos objetivos da investigação; capacidade para tirar partido das principais oportunidades de investigação colaborativa, à escala internacional, no campo das ciências sociais e das humanidades; capacidade para contribuir para o avanço do conhecimento através da investigação.

Caracterização geral

Código

73205101

Créditos

10.0

Professor responsável

Maria Fernanda Fernandes Garcia Rollo

Horas

Semanais - 2

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Especificamente disponibilizada para cada sessão.

Método de ensino

Conferências ou sessões magistrais; visitas de estudo; painéis de discussão; atividades científicas complementares
Orientação tutorial por um docente ou investigador específica para cada estudante.

Método de avaliação

Métodos de Avaliação - Ensaio teórico considerando as problemáticas evocadas nas sessões, procurando explorar as ligações com a sua investigação. O ensaio será apresentado e discutido em sessão.(80%), Participação nas sessões(10%), Relatório de progresso da atividade de investigação(10%)

Conteúdo

Módulo 1. Recursos e desafios para a investigação; Módulo 2. Estado da arte e problemáticas atuais para a História, a Arqueologia e a Arquivística; Módulo 3. Humanidades e Sociedade. Ciência Aberta – organização e gestão de informação, acesso aberto, investigação colaborativa, ciência cidadã, ciência e sociedade; Módulo 4. Que lugar para as Ciências Sociais, as Artes e as Humanidades, e a História em particular, no sistema científico? Desafios, tendências e oportunidades.