História das Revoluções na Época Contemporânea

Objectivos

a) Adquirir a actualização científica necessária a um conhecimento e problematização da temática das revoluções contemporâneas
b) Compreender as causas, acontecimentos e consequências dos principais momentos revolucionários da História Contemporânea
c) Problematizar os aspectos de modernidade política e social inerentes/subjacentes às várias revoluções contemporâneas
d) Analisar a importância dos momentos revolucionários no contexto da História Contemporânea
e)Ter capacidade para apresentar de forma oral e escrita um trabalho de investigação original
f) Adquirir conhecimentos que habilitem a um prosseguimento aprofundado de investigação sobre a época contemporânea

Caracterização geral

Código

722051288

Créditos

10.0

Professor responsável

Daniel Ribeiro Alves

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Baker, K. M., & Edelstein, D. (Eds.). (2015). Scripting Revolution: A Historical Approach to the Comparative Study of Revolutions. Stanford: Stanford University Press.
Donald, M., & Rees, T. (Eds.). (2001). Reinterpreting revolution in twentieth-century Europe. Macmillan.
Foran, J., Lane, D., & Zivkovic, A. (Eds.). (2008). Revolution in the making of the modern world: Social identities, globalization, and modernity. New York: Routledge.
Woloch, I. (Ed.). (1996). Revolution and the meanings of freedom in the nineteenth century. Stanford: Stanford University Press.

Método de ensino

 Aulas teóricas com apresentação pelo docente dos vários pontos do programa.
Aulas teórico-práticas com apresentação oral pelos alunos de textos seleccionados, seguidas de discussão dos mesmos com os colegas e o docente.
Aulas práticas com distribuição de textos para análise e reflexão; dedicadas à preparação das apresentações orais; ou dedicadas à preparação dos trabalhos escritos.

 

Método de avaliação

Métodos de avaliação - Apresentação oral (15 minutos) da versão de rascunho do trabalho de investigação(10%), Assiduidade e intervenções nos debates nas aulas teórico-práticas(30%), Elaboração de um trabalho de investigação com recurso a fontes (entre 35 mil e 40 mil caracteres com espaços, sem contar com notas de rodapé e bibliografia), a entregar por email e impresso(60%)

Conteúdo

De finais do século XVIII ao início do século XX
Introdução:
- O conceito de “revolução”: das fontes à historiografia
- Revolução, revolta e rebelião: variações sobre um mesmo tema?
- A importância do(s) momento(s) revolucionário(s) na história contemporânea

Revoluções fundadoras:
- A Revolução Americana
- A Revolução Francesa

Revoluções liberais:
- Revoluções na América Latina
- Revoluções na Europa Mediterrânica
- Revolução de 1830 em França

Revoluções falhadas?:
- As revoluções de 1848
- A Comuna de Paris de 1871

Revoluções constitucionais e republicanas:
- A Revolução Russa de 1905
- A Revolução dos Jovens Turcos de 1908
- A Revolução Republicana Portuguesa de 1910
- A Revolução Chinesa de 1911-12

Um novo tipo de revolução para o século XX?:
- Introdução à Revolução Russa de 1917

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: