Funcionamento dos Textos
Objetivos
No final da UC os alunos deverão ser capazes de:
a) relacionar atividades sociais, finalidades de ação e géneros de texto;
b) (re)conhecer um largo repertório de géneros de texto associados a diferentes atividades ou situações profissionais;
c) ter conhecimento dos planos contextual, macro-organizacional e linguístico implicados no funcionamento dos textos;
d) distinguir textos de géneros próximos, numa mesma atividade ou em atividades diferentes, tendo em conta critérios explícitos de ordem contextual, macro-organizacional e linguística;
e) avaliar a qualidade de textos de diferentes géneros, tendo em conta critérios explícitos (contextuais, macro-organizacionais e linguísticos);
f) emitir juízos adequados e devidamente sustentados relativamente à relação entre textos (efetivamente produzidos) e géneros (ou modelos) tacitamente aceites ou explicitamente exigidos no âmbito de determinada atividade.l
Caracterização geral
Código
722131086
Créditos
10.0
Professor responsável
Matilde Alves Gonçalves Carvalho
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n.a
Bibliografia
Adam, J.-M. 2008. A linguística textual. São Paulo: Cortez Editora.
Bronckart, J.-P. 2005. Os géneros de texto e os tipos de discurso como formatos das interacções de desenvolvimento. In Menéndez, F.M. (org.). 2005. Análise do discurso. Actas do SITAD. Lisboa: Hugin, 37-80.
Coutinho, M. A. 2004. Organizadores textuais: entre língua, discurso e género. In Da língua e do discurso, Oliveira, Fátima & Isabel Margarida Duarte (org.). Porto: Campo das Letras, 283 - 298.
Marcuschi, L.A. 2008. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial.
Miranda, F. 2012. Os gêneros de texto na dinâmica das práticas de linguagem. In Cadernoscenpec, São Paulo, v.2. 121-139.
Método de ensino
Privilegiar-se-á a participação dos estudantes em cada sessão, através da discussão de leituras, da apresentação de análises ou de outras tarefas, previamente agendadas de acordo com a calendarização de sessões anualmente estabelecidas. Sempre que se revelar conveniente, em função de tópicos programáticos específicos, serão previstas sessões predominantemente expositivas.
Método de avaliação
Métodos de avaliação - a avaliação incidirá sobre a elaboração de um portefólio(30%), com estrutura a ser concebida por cada estudante e validada pelo docente, incluindo em qualquer caso uma componente de recolha e análise de dados e uma componente escrita, associada à sustentação teórica e metodológica. Para a classificação final, será tida em conta a progressão de cada estudante.(70%)
Conteúdo
1. Atividades sociais, finalidades de ação e textos. O papel dos géneros de texto; fatores contextuais e arquitetura textual.
2. Parâmetros de descrição do contexto (físico e sociosubjetivo). Suportes e modalidades de produção e de circulação.
3. Arquitetura textual: infraestrutura geral, mecanismos de textualização e de responsabilidade enunciativa.
4. Infraestrutura geral dos textos: organização temática e discursiva. Especificidades dos planos de texto, em diferentes géneros e/ou atividades.
5. Mecanismos de textualização: coesão referencial e marcação de planos de texto. Estruturas e formas linguísticas envolvidas.
6. Mecanismos de responsabilidade enunciativa. Modalidade e modalização como expressão linguística de pontos de vista.
7. Aspetos da relação entre o plano linguístico e outros sistemas semióticos.
8. Interrelação entre atividades sociais, fatores contextuais e recursos linguísticos.
9. Relação entre textos e géneros de texto: (im)possibilidades de adaptação
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: