Norma e Variação
Objetivos
No final da unidade curricular, espera-se que os alunos sejam capazes de:
1. Compreender a relatividade do conceito de norma
2. Compreender as questões inerentes à normalização linguística
3. Conhecer as regras do sistema ortográfico do português contemporâneo e
identificar os diferentes tipos de critérios em que se fundamenta
4. Identificar as dimensões da variação linguística: variação geográfica,
variação social e variação diacrónica
5. Descrever os principais aspetos em que existe variação internamente ao
português europeu
6. Identificar áreas de instabilidade no sistema linguístico do português
7. Reconhecer as principais características que diferenciam o português
europeu de outras variedades nacionais do português (variedade brasileira,
variedades africanas)
Caracterização geral
Código
722131104
Créditos
10.0
Professor responsável
Maria Alexandra Moreira de Jesus Fieis e Melo
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n.a
Bibliografia
Castro, I. 2003. O Linguista e a Fixação da Norma. In Mendes, A. e Freitas, T.
(orgs.) Actas do XVIII Encontro Nacional da APL, Lisboa: APL, 11-24.
Martins, A. M. and Carrilho, E. (eds.) (2016) Manual de Linguística Portuguesa.
Berlin/Boston: De Gruyter.
Milroy, J. and Milroy, L. (2012). Authority in Language. London & New York:
Routledge.
Peres, J. and Móia, T. (1995) Áreas Críticas da Língua Portuguesa. Lisboa:
Caminho.
Raposo, E. P. et al. (orgs.) (2013/2020) Gramática do Português. 3 vols.
Lisboa: FCG.
Sampson, G. (2015) Writing systems: methods for recording language. In Allan,
K. (ed.) Routledge Handbook of Linguistics. London: Routledge, pp. 47-61
Wetzels, W. L., Menuzzi, S.Costa, J. (eds.) (2016) The Handbook of
Portuguese Linguistics. Malden / Oxford: Wiley Blackwell.
Método de ensino
As unidades letivas funcionam em regime de seminário. As sessões terão uma
componente teórica e uma componente prática. Estão previstas apresentações
sobre tópicos do programa com base em textos relevantes. Prevê-se ainda
trabalho de pesquisa que envolva formulação de problemas e propostas de
resolução ou recolha e análise de dados.
Método de avaliação
Métodos de avaliação - 1 trabalho final escrito, apresentado e discutido em aula(60%), participação planeada dos estudantes nas sessões do seminário(40%)
Conteúdo
1. Norma e variação
2. Dimensões da variação linguística
3. O papel da norma; problematização do conceito de norma linguística
(norma(s) e correção)
4. Norma e política de língua
5. A normalização ortográfica
5.1. O oral e o escrito: diferentes sistemas de representação; grafia e ortografia
5.2. Questões ortográficas e gramaticais: enquadramento histórico;
fundamentos da ortografia do português contemporâneo
6. Áreas de instabilidade no português europeu, tendências de mudança e
fixação de norma(s)
7. A variação linguística em português europeu: aspetos fonológicos, lexicais,
morfológicos e sintáticos
8. Alguns traços distintivos de diferentes variedades linguísticas do português e
o problema da estabilização de normas
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: