Temas de Investigação em Etnomusicologia

Objetivos

a) Familiarizar os alunos com algumas das principais áreas de debate teórico e de problematização no domínio da Etnomusicologia contemporânea, tomando como estudo de caso a análise crítica da recepção do jazz em Portugal ao longo do século XX.
b) Sedimentar o uso e manuseamento de conceitos chave em perspectivas actuais das ciências sociais e, desse modo, na literatura etnomusicológica.
c) Suscitar a reflexão analítica em torno de processos culturais, sociais e políticos que moldam a produção da cultura expressiva.
d) Perspectivar as temáticas relativas ao jazz no âmbito mais alargado das problemáticas em torno da disseminação da música popular e da indústria fonográfica em termos globais, tal como discutido na literatura etnomusicológica.

Caracterização geral

Código

722021029

Créditos

10.0

Professor responsável

Pedro Miguel Meio-Tostão Roxo

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

CURVELO, António; Mendes, Carlos, Veloso, Manuel Jorge (2010) "Jazz" in Salwa Castelo-Branco (ed.)Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Vol. 2. Lisboa: Círculo de Leitores.
MARTINS, Hélder Bruno (2006) Jazz em Portugal (1920-1956).Coimbra: Almedina.
RADANO, Ronald e BOHLMAN, Philip (eds.) (2000) Music and the Racial Imagination. Chicago: The University of Chicago Press.
ROXO, Pedro (2009) "Modernidade, Transgressão Sexual e Percepções de Alteridade Racial Negra na Recepção do Jazz em Portugal nas Décadas de 1920 e 1930" in AAVV, Arte e Eros. Lisboa: FBA-UL.
SANTOS, João Moreira (2009) O Jazz Segundo Villas-Boas. Lisboa: Assírio & Alvim.
STOKES, Martin (ed.) (1994) Ethnicity, Identity and Music. The Musical Construction of Place Oxford: Berg Publishers.
STOKES, Martin (2004) "Music and the Global Order",Annual Review of Anthropology, 33: 47-72.
TURINO, Thomas (2000) Nationalists, Cosmopolitans and Popular Music in
Zimbabwe. Chicago:The University of Chicago Press.

Método de ensino

As aulas estruturam-se em torno da apresentação e discussão dos problemas e temas de reflexão anteriormente apresentados, intercalando aulas ou partes de aula de enquadramento global com exposição do docente, com a apresentação e discussão dos textos e temas com alunos. Está também contemplada a audição de exemplos musicais e análise de materiais audiovisuais relevantes para as temáticas em análise.

Método de avaliação

A disponibilizar brevemente

Conteúdo

a) O papel de António Ferro na produção de perceções e discursos sobre o "jazz" nos anos 20

b) A circulação de "grupos negros" de teatro de "revista" e a atividade dos night-clubs na disseminação de práticas expressivas associadas à música e às "danças sincopadas"

c) A diversificação de perceções sobre o negro e a natureza do negro e a apropriação branca de práticas expressivas de origem africano-americana

d) A consolidação do Estado-Novo e a instrumentalização da cultura expressiva

e) O "acto colonial" e as reações violentas da igreja católica ao jazz

f) A proliferação de música popular americana e as múltiplas significações do termo "jazz"

g) A emergência de Luís Villas-Boas enquanto divulgador e promotor.

h) A atividade do Hot Clube de Portugal e do Clube Universitário de Jazz e a emergência de discursos politizados sobre o jazz

i) A guerra colonial e a propaganda Luso-Tropicalista na apropriação de práticas expressivas negras

j) O pós-25 de Abril e a institucionalização do jazz