Seminário de Especialidade em Psicologia e Educação

Objetivos

1) Aquisição de capacidades de compreensão sistemática das questões e problemáticas da Psicologia
da Educação;
2) Compreender e distinguir as diferentes perspectivas teóricas de abordagem aos processos de
ensino/aprendizagem;
3) Compreender e identificar os diferentes factores que interferem na relação pedagógica,
compreender os seus níveis e tipos de ação e analisar consequências subjacentes a essas ações;
4) Aquisição da capacidade de analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias relativamente às
diferentes práticas em educação de modo a que possam refletir de forma sustentada sobre as práticas
e intervenções educativas
5) Aquisição de competências no domínio da Investigação em Educação que possibilitem a realização
trabalhos de investigação que mereçam divulgação nacional e internacional

Caracterização geral

Código

73221106

Créditos

10.0

Professor responsável

Carlos Francisco Mafra Ceia

Horas

Semanais - 2

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

A disponibilizar brevemente

Método de ensino

Nas aulas iremos utilizar principalmente metodologias activas, nomeadamente o Debate/Discussão de trabalhos resultantes de leituras de textos teóricos ou documentos autênticos sobre os diferentes conteúdos. Iremos ainda recorrer à Resolução de problemas em grupo e individualmente.

A abordagem desenvolvida procurará não só incentivar uma reflexão crítica e fundamentada dos estudantes sobre estas temáticas como também o contacto e apropriação de metodologias e instrumentos utilizados na caracterização destes constructos e na investigação.

Método de avaliação

A disponibilizar brevemente

Conteúdo

1) Componentes cognitivos e sociocognitivos dos processos de aprendizagem
2) Diferentes abordagens ao processo de ensino/aprendizagem (modelos do processamento da
informação, construtivistas e sócio-construtivistas)
3) Influência do contexto nos processos de ensino/aprendizagem;
4) Avaliação e aprendizagem: Perspectivas de Avaliação; Fases do Processo de Avaliação
5) Aspectos afectivos envolvidos no processo de ensino/aprendizagem: Motivação; Autoconceito e
autoestima
6) Educação e Diversidade:
• Os movimentos de integração escolar
• A educação inclusiva
• Educação e qualidade
• Investigação em Educação Inclusiva

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: