Seminário de Especialidade em Psicologia e Educação
Objetivos
1) Aquisição de capacidades de compreensão sistemática das questões e problemáticas da Psicologia
da Educação;
2) Compreender e distinguir as diferentes perspectivas teóricas de abordagem aos processos de
ensino/aprendizagem;
3) Compreender e identificar os diferentes factores que interferem na relação pedagógica,
compreender os seus níveis e tipos de ação e analisar consequências subjacentes a essas ações;
4) Aquisição da capacidade de analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias relativamente às
diferentes práticas em educação de modo a que possam refletir de forma sustentada sobre as práticas
e intervenções educativas
5) Aquisição de competências no domínio da Investigação em Educação que possibilitem a realização
trabalhos de investigação que mereçam divulgação nacional e internacional
Caracterização geral
Código
73221106
Créditos
10.0
Professor responsável
Carlos Francisco Mafra Ceia
Horas
Semanais - 2
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
A disponibilizar brevemente
Método de ensino
Nas aulas iremos utilizar principalmente metodologias activas, nomeadamente o Debate/Discussão de trabalhos resultantes de leituras de textos teóricos ou documentos autênticos sobre os diferentes conteúdos. Iremos ainda recorrer à Resolução de problemas em grupo e individualmente.
A abordagem desenvolvida procurará não só incentivar uma reflexão crítica e fundamentada dos estudantes sobre estas temáticas como também o contacto e apropriação de metodologias e instrumentos utilizados na caracterização destes constructos e na investigação.
Método de avaliação
A disponibilizar brevemente
Conteúdo
1) Componentes cognitivos e sociocognitivos dos processos de aprendizagem
2) Diferentes abordagens ao processo de ensino/aprendizagem (modelos do processamento da
informação, construtivistas e sócio-construtivistas)
3) Influência do contexto nos processos de ensino/aprendizagem;
4) Avaliação e aprendizagem: Perspectivas de Avaliação; Fases do Processo de Avaliação
5) Aspectos afectivos envolvidos no processo de ensino/aprendizagem: Motivação; Autoconceito e
autoestima
6) Educação e Diversidade:
Os movimentos de integração escolar
A educação inclusiva
Educação e qualidade
Investigação em Educação Inclusiva