Fotografia e Cinema

Objetivos

1) Compreender as ontologias da fotografia e do cinema e as suas mutações ao longo dos séculos
xx e xxi;
2) Compreender e reflectir sobre um conjunto de conceitos para a abordagem dessas ontologias,
tendo como base textos clássicos e contemporâneos;
3) Identificar as consequências emergentes do uso do digital na fotografia e no cinema
nomeadamente no acesso a arquivos, found footage, ou outra documentação;
4) Compreender o efeito da utilização da fotografia no cinema e do cinematismo na fotografia em
diferentes géneros;
5) Reflectir sobre a presença massiva da fotografia e do cinema na arte contemporânea desde o
final dos anos 80 a partir desta abordagem conceptual.

Caracterização geral

Código

722011133

Créditos

10.0

Professor responsável

Maria Margarida Abreu de Figueiredo Medeiros Mendes Godinho

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

Não aplicável,

Bibliografia

1. Henning, Michelle. <The Floating Face of Greta Garbo>. 2017. Photographies, 10:2, 157-178, DOI:
10.1080/17540763.2016.1266691
2. Jacobs, Steve &amp; Lisa Colpaert. 2014. The Dark Galleries. A Museum Portraits in film Noir, Gothic
melodramas, and Ghost Stories of the 1940s and 1950s. Gent: AraMER.
3. Campany, David. 2008. Photography and Cinema. Londres: reacktion Books.
4. Gunning, Tom. <What’s the Point of an Index? or, Faking Photographs.> In Still Moving: Between
Cinema and Photography. Eds. Karen Beckman and Jean Ma, 23–41. Durham, NC: Duke University
Press, 2008.
5. Barthes, Roland. A Câmara Clara. Lisboa: Edições 70, (1980) 2008

Método de ensino

Método interactivo: exposição e diálogo sobre textos e
imagens.

Método de avaliação

Método de avaliação - Apresentação e ensaio(100%)

Conteúdo

O seminário gravita em torno do desenvolvimento de alguns conceitos e temas chave, que atravessam ambos os media, fotografia e cinema. Através deles pretende-se problematizar as suas mutações ao longo de quase dois séculos, bem como analisar algumas das questões contemporâneas que convocam ambos os media no campo da arte contemporânea, no cinema e na fotografia. Por outro lado, pretende-se com o seminário compreender a forma como os dois media se miscigenam, sobretudo num contexto pós-digital. Alguns dos tópicos estrututurantes do seminário para este ano serão seleccionados do seguinte conjunto :  

1.Animismo  

 2.Ausência   

3.Indexicalidade

4.Documento

5.Fantasmagoria  

6.Transparência  

7.Pausa  

8.Fotogenia  

9.Retrato