Problemas de Arte Contemporânea
Objetivos
— Identificar questões filosóficas apresentadas e suscitadas pela criação artística contemporânea e sua articulação com o legado da tradição estética e filosófica.
— Desenvolver a capacidade de relacionar o 'mundo da arte' com problemas teóricos extra-artísticos.
— Desenvolver a articulação escrita e oral da experiência estética de obras de arte e da sua relação com questões filosóficas.
Caracterização geral
Código
722031056
Créditos
10.0
Professor responsável
Luís Manuel Aires Ventura Bernardo
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
DIDI-HUBERMAN, Georges (2017). História da Arte e Anacronismo das Imagens. Lisboa: Orfeu Negro.
HICK, Darren (2017). Introducing Aesthetics and the Philosophy of Art. London: Bloomsbury.
JIMENEZ, Marc (2021). A Querela da Arte Contemporânea. Lisboa: Orfeu Negro.
KIERAN, Matthew (2006). Contemporary Debates in Aesthetics and the Philosophy of Art. Malden; Basil Blackwell.
MORIZOT, Baptiste; MENGUAL, Estelle (2018). Esthétique de la rencontre: l'énigme de l'art contemporain. Paris: Seuil.
QUILLIOT, Roland (2014). Philosophie de l'art. Paris: Ellipses.
STALLABRASS, Julian (2020). Contemporary Art: a Very Short Introduction. Oxford: Oxford University Press.
STILES, Kristine (2012). Theories and Documents of Contemporary Art. Berkeley and Los Angeles: University of California Press.
Método de ensino
Exposição de temas; análise textual; debate.
Método de avaliação
Métodos de Avaliação - Portefólio de leituras(80%), participação (20%)
Conteúdo
O seminário será dedicado a uma reflexão sobre alguns aspetos do problema da justificação da arte contemporânea, que se gera em torno de questões de identidade e diferença, suscitadaspela convicção de uma rutura paradigmática na história da arte e por um sentimento concomitante de crise permanente. Com recurso à leitura de textos de artistas e de filósofos, ao cruzamento das perspectivas histórica, estética e crítica, bem como aos conhecimentos e experiências dos participantes, procurar-se-á fomentar a discussão sobre esse complexo axiológico, difuso e omnipresente, com o qual a arte contemporânea se interroga e é interrogada sobre o seu fundamento, o seu sentido e o seu valor.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: