Tendências Recentes da Etnomusicologia
Objetivos
• Identificar e conhecer de forma aprofundada as principais temáticas, metodologias e perspetivas teóricas produzidas no âmbito da Etnomusicologia desde 1990 até à atualidade.
• Adquirir capacidade para ler criticamente a literatura científica produzida no âmbito da disciplina;
• Desenvolver competências de comunicação e disseminação de conhecimento etnomusicológico;
• Aplicar o conhecimento adquirido na elaboração de um projeto/ensaio de investigação em Etnomusicologia.
Caracterização geral
Código
722021030
Créditos
10.0
Professor responsável
Marco Antonio Roque de Freitas
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não Aplicável
Bibliografia
1. Berger, H. M., & Stone, R. M. (Eds.). (2019). Theory for Ethnomusicology: Histories, conversations, insights (Second edition). Routledge, Taylor & Francis Group.
2. Buscatto, M. (2014). Artistic Practices as gendered practices: ways and reasons. In T. Zembylas (Ed.), Artistic Practices. Social Interactions and Cultural Dynamics. New York: Routledge, 44–55.
3. Castelo-Branco, S. E., (2022). The Politics and Ethics of Heritage. in Jones, J., Rommen, T. & Figueroa, M. (eds.) Encounters in Ethnomusicology. Berlin: Lit-Verlag.
4. Côrte-Real, M. de S. J. (ed.) (2010). Revista Migrações (Música e migração), 7.
5. Diamond, B. & Castelo-Branco, S. (Eds.) (2021). Transforming ethnomusicology: Methodologies, institutional structures & policies (2 vols.). Oxford University Press.
6. Dias, J. & Nunes, B. (2021). Festa do Jazz: A case study on gender (im)balance in Portuguese jazz, in Jazz Research Journal, 14(2), pp.138–159.
7. Freitas, M. R. (2021). «Salve-se quem puder»: a performance do «engate» nas discotecas do Roteiro gay de Lisboa, in Gomes-Ribeiro, Paula, et al (eds)., Música, Género, Sexualidades: Musical Trouble-- after Butler. 1a. ed. V. N. Famalicão: Húmus.
8. Freitas, M. R., & Carvalho, J.S. (2022). “Performing a Culture, Staging the Revolution: Choral Singing and Traditional Music as Nation‐building Tropes in Post‐colonial Mozambique”. Nations and Nationalism 28 (1).
9. Paiva, D. & Sánches-Fuarros, I. (2020). "The territoriality of atmosphere: Rethinking affective urbanism through the collateral atmospheres of Lisbon’s tourism". Transactions of the Institute of British Geographers.
10. Rice, T. (2017). Modeling ethnomusicology. Oxford University Press.
11. Sarrouy, A. D. (2018). Actores de la continuidad educativa en barrios de Venezuela: madres del núcleo Santa Rosa de Agua. Comparative Cultural Studies, 5, 43–54.
12. Snyder, A. (2021). “Carnaval em casa: Activist Inversions in Rio de Janeiro’s Street Carnival during the COVID-19 Pandemic”, Journal of Festive Studies 3: 17-46.
13. Stokes, M. (2004). Music and the Global Order. Annual Review of Anthropology, 33, 47–72.
Método de ensino
A unidade curricular será ministrada em regime de seminário presencial pelo docente responsável e convidados (3 horas semanais). Serão realizadas tutorias (opcionais) on-line (1 hora semanal; horário a definir com os alunos).
Método de avaliação
Métodos de Avaliação - 1. Assiduidade, participação e apresentação de textos (30%), 2. Bibliografia comentada (20%), 3. Projeto/Ensaio de investigação em Etnomusicologia - Apresentação e discussão no colóquio (20%) e Documento com 10-15 páginas (30%)(50%)
Conteúdo
Este curso pretende explorar o tema da relação entre sons, música, emoções humanas, e saúde. O objectivo é demonstrar que o “poder” emocional e curativo da música não é redutível à um mecanismo automático baseado nas leis da acústica, mas é um processo complexo dependente do contexto cultural e do contexto performativo.
Serão abordados tópicos clássicos da etnomusicologia (ritual, transe, healing), assim como questões atuais (embodiment, entrainment, empatia). Será dada preferência à abordagem interdisciplinar, nomeadamente explorando a possibilidade de articular a etnografia e as ciências cognitivas. Em particular, serão discutidos criticamente os métodos transculturais utilizados pelos psicólogos para descobrir os universais da emoção musical e serão avançadas propostas alternativas a partir da perspectiva da etnomusicologia comparada actual.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: