Arte e Poder no Tempo das Ditaduras
Objetivos
1) Adquirir um conhecimento aprofundado sobre os principais problemas que se colocam à produção artística num período que se baliza entre o fim da 1ª Guerra e o começo da Segunda.
2) Explicitar o papel da pintura, da escultura e da arquitectura na consolidação das ditaduras na Europa dos Anos 30, situando o contributo dos artistas e apresentando nas aulas exemplos dessa actuação.
Caracterização geral
Código
722170113
Créditos
10.0
Professor responsável
Paula Cristina Ramos Ribeiro Lobo
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
AAVV (1996), Arti i Poder. LEuropa dels Ditadors (1930-1945), Barcelona, Centre de Cultura Contemporània.
AAVV (1987), Paris. 1937 Cinquantenaire. Paris: Institut Français d´Architecture, Paris-Musées.
AAVV (1981), Les Réalismes (1919-1939), Paris: Centre Georges Pompidou.
ACCIAIUOLI, M. (1998), Exposições do Estado Novo: 1934-1940, Lisboa: Livros Horizonte.
AAVV (1997), Années 30 en Europe: Le Temps Menaçant 1929-1939, Paris: Musée d´Art Moderne de la Ville de Paris/Flamarion.
Método de ensino
Trata-se de uma unidade curricular teórico-prática que combina, regularmente, uma componente expositiva e uma componente de debate em torno de cada um dos pontos do programa. Pretende-se assim aprofundar e consolidar os conhecimentos adquiridos e garantir o envolvimento crítico e activo dos alunos na discussão de textos de referência indicados pela docente.
Método de avaliação
Método de avaliação - elaboração de um trabalho individual final (70%), preparação e participação nos debates realizados nas aulas(30%)
Conteúdo
1) O regresso à ordem nos Anos 20 e os imperativos modernistas. Classicismo e Valori Plastici. Da Pintura metafísica à Nova objectividade. O Novecento italiano. Da arte nacional à arte de Estado.
2) A U.R.S.S. e o movimento moderno. O debate sobre a função da arte e dos artistas e o realismo socialista. A arte como monumento.
3) Nacional-socialismo e Arte Moderna. A pintura de género na definição da nova pintura alemã. Aspectos da arte e poder no III Reich.
4) As artes na Exposição Internacional de Paris (1937) e o poder das nações. As representações da Alemanha e da U.R.S.S. O pavilhão de Espanha e a Guernica de Picasso. A participação de Portugal e o programa de António Ferro. Exposição e posições arquitectónicas. A escultura e a pintura decorativa.
5) A antevisão do Mundo do amanhã na New York World´s Fair em 1939 . As representações estrangeiras e os pavilhões da U.R.S.S. e de Itália. A participação de Portugal, o programa de António Ferro e a sua visão do futuro.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: