Especialização em Aquisição e Perturbações da Linguagem: Desafios das Neurociências da Linguagem no Século XXI

Objetivos educativos

O curso tem o objetivo de oferecer formação avançada em aquisição e perturbações da linguagem na criança e no adulto, contribuindo para o desenvolvimento de conhecimentos e competências necessários ao trabalho nestas áreas, adaptado à realidade do século XXI. Pretende-se que os alunos desenvolvam:

compreensão do processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem numa perspetiva monolingue e bilingue;
conhecimentos e competências na área das perturbações da linguagem;
compreensão das lesões que conduzem às perturbações da linguagem na criança e no adulto;
compreensão das bases da surdez e da modalidade gestual enquanto modalidade linguística na espécie humana;
competências básicas de procura e leitura de bibliografia científica e desenvolvimento de um enquadramento global da compreensão das perturbações da linguagem, que lhes permitam integrar novas informações, numa área em permanente atualização.

Caracterização geral

Código DGES

845

Ciclo

Cursos de pós-graduação

Grau

Pós-Graduado

Acesso a outros cursos

Não aplicável.

Coordenador

Maria Fernandes Homem de Sousa Lobo Gonçalves

Data de abertura

2021-09-20

Número de vagas

25

Propinas

1800 Euros/ano

Horários

Presencial Pós-Laboral

Idioma de ensino

Língua Portuguesa

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Créditos totais: 30 ECTS (20 créditos realizados no programa de unidades curriculares obrigatórias e 10 créditos do quadro de opções condicionadas.

(1 ECTS - European Credit Transfer System = 28 horas de trabalho).

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH), através de protocolo estabelecido com o Instituto de Ciências da Saúde (ICS), assegura o funcionamento do curso de Especialização em Aquisição e Perturbações da Linguagem: Desafios das Neurociências da Linguagem no Século XXI.


Condições de acesso

As condições de acesso e ingresso no ciclo de estudos refletem as condições estabelecidas na legislação nacional, nomeadamente: - Ser titular do grau de licenciado (1º ciclo), ou equivalente legal; - Ser titular de um grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido pelo Conselho Científico (CC) da NOVA FCSH; - Ser detentor de um currículo académico, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Científico (CC) da NOVA FCSH. Os candidatos são selecionados e seriados tendo em conta os critérios definidos anualmente no edital de candidatura.

Regras de avaliação

Adota-se o regulamento de avaliação em vigor na instituição de acolhimento. Cada unidade curricular descreve detalhadamente os métodos de avaliação. 1) Para a frequência das unidades curriculares da pós-graduação não são exigidas precedências obrigatórias. 2) A avaliação de conhecimentos tem carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres letivos. Serão considerados, na avaliação de conhecimentos, provas finais escritas e/ou orais, trabalhos ou outros elementos de avaliação levados a efeito pelos alunos no âmbito das diferentes unidades curriculares em condições a definir pelos respetivos docentes. O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores. 3) Considera-se aprovado numa unidade curricular o aluno que obtenha a classificação final igual ou superior a 10 valores.

Estrutura

Obrigatórias
Código Nome ECTS
722131101 Aquisição e Perturbações da Linguagem 10.0
02100243 Neurociências da Linguagem 5.0
02100257 Plurilinguismo, Surdez e Língua Gestual 5.0
Opções Condicionadas
Código Nome ECTS
Opções
722131102 Desenvolvimento da Linguagem em Contextos Multilingues 10.0
722131106 Metodologias para o Estudo da Aquisição da Linguagem 10.0
Número de ECTS obrigatório: 10